quarta-feira, 5 de junho de 2013

COMPUTERWORLD: Business analytics exige integração entre times de TI e negócios, diz Gartner


A ausência de ferramentas integradas de business analytics nas companhias faz com elas apresentem baixa maturidade nos processos para a tomada de decisão. Estudos do Gartner revelam que numa escala de zero a 10, a nota das empresas nesse quesito é de 4 a 5. Para aumentar essa pontuação e a taxa de sucesso das iniciativas de Big Data, a consultoria recomenda que as equipes de TI e de negócios andem de mãos dadas.

“Hoje a análise das informações têm que estar no centro dos negócios”, alertou Bill Hostmann, analista e vice-presidente de pesquisas do Gartner, que participou da Conferência Gartner BI e Gestão de Informação, aberta nesta terça-feira (04/06), em São Paulo. Ele observa que esse processo ainda acontece isoladamente dentro das organizações, dificultando a tomada de decisão.

Hostmann lembrou que as companhias investiram bilhões de dólares na compra de sistemas de gestão empresarial (ERP), Customer Relationship Management (CRM), Business Intelligence (BI) e em infraestrutura de TI. “Agora chegou a hora de analisar as informações que vêm dessas aplicações”, comenta o analista do Gartner. Ele observa que essa complexidade aumenta com a iniciativa das áreas comerciais de contratarem soluções na nuvem, sem acompanhamento da TI. 

“Estamos vendo as aplicações se tornando silos dentro das empresas. O estágio da TI tem que ser repensado. Todos têm que estar casados. Os modelos antigos não vão funcionar mais”, chama a atenção Hostmann. 

A solução que o consultor do Gartner sugere para que a TI e áreas de negócios caminhem juntas nas iniciativas de análises das informações dos negócios para tomada de decisão mais acertada e com velocidade é a criação de um conjunto de novas aptidões. Entre as quais ele recomenda a implementação de centros de competências e de inovação voltados para esse assunto. 

João Tapadinhas, diretor de pesquisas e chairman da conferência do Gartner, em São Paulo, acrescenta que muitos projetos de BI fracassaram porque as áreas de TI estavam mais preocupadas em entregar relatórios. 

Importância de processos e pessoas

Para reverter esse quadro, o analista do Gartner recomenda que as companhias pensem em um framework para Business Analytics baseados no tripé: processos, pessoas e equipes.

Na área de processo, ele aconselha a TI se preocupar não apenas com a entrega dos relatórios, mas também em levar produtos diferenciados para os usuários. “A TI tem de ouvi-los e saber o que eles querem”, ensina João, que considera que as pessoas são importantes para os resultados dos projetos.

Ter especialistas em análise de dados também é essencial. O analista do Gartner sugere que os projetos de Business Analytics envolvam profissionais com domínio da área de negócios, que são os que hoje fazem os relatórios em planilhas Excel. Eles devem ser treinados para se tornarem analistas de negócios. Segundo o executivo, essa mão de obra já está disponível dentro das companhias, precisa apenas ser lapidada, com apoio da TI.

Outro profissional que pode apoiar no processo de mineração das informações para a tomada de decisão são os cientistas de dados, um talento ainda raro no Brasil, mas que as companhias podem tentar encontrá-los no mercado para que possam peneirar as grandes bases de dados para apoiar as áreas de negócios. 

Fonte: SOARES, EDILEUZA . "Business analytics exige integração entre times de TI e negócios  diz Gartner - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações -COMPUTERWORLD.http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2013/06/04/business-analytics-exige-integracao-entre-times-de-ti-e-negocios-diz-gartner/ (accessed June 5, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário