sexta-feira, 14 de junho de 2013

COMPUTERWORLD: Cisco passa IBM na entrega de hardware na nuvem



A Cisco superou a IBM como principal fornecedor de infraestrutura para computação em nuvem, informaram hoje (11) analistas da Synergy Research.

A Synergy diz que havia um mercado de 9,7 bilhões de dólares no primeiro trimestre de 2013 para hardware que suporta tanto prestadores de serviço de construção de nuvens públicas quanto empresas de construção de nuvens privadas. Mas o mercado enfrenta ventos contrários enquanto os fornecedores estão cada vez mais querendo comprar hardware commodity e barato, e as empresas estão se abrindo para a ideia de terceirização de suas operações para os fornecedores, o que, combinado, reduz a necessidade de hardware de fabricantes tradicionais.

Também houve uma mudança de hábitos de consumo para se concentrar nas funções de rede na nuvem, o que impulsionou a Cisco a ultrapassar a IBM como o principal fornecedor neste mercado, apesar da Big Blue atingir uma alta de dois anos para o fornecimento de equipamentos de nuvem no quarto trimestre do ano passado.

As vendas de servidores de computação caiu um pouco em uma base de anos após ano no primeiro trimestre, representando 46% das vendas de equipamentos de nuvem, enquanto a rede e o armazenamento de equipamentos representaram, cada um, cerca de um quarto do mercado. A queda nas vendas dos servidores de computação impactou negativamente a IBM e a HP, que se mantinham como principais fornecedores de equipamentos na nuvem. "A Cisco tem constante e consistentemente construído sua participação neste mercado e agora se encontra na posição de liderança", disse Jeremy Duke, fundador e analista-chefe do Grupo Synergy Research, em comunicado à imprensa anunciando os resultados da revisão trimestral da organização sobre as vendas de infraestrutura na nuvem.

O resto do mercado de 9,7 bilhões de dólares se desmembrou da seguinte forma em termos de fatia de mercado para fornecedores individuais:

Cisco - 15%
IBM - 14%
HP - 14%
Dell - 9%
EMC - 7%
VMwa re - 4%
NetApp - 4%
A Oracle - 3%
Outros - 30%

No geral, o mercado de equipamentos de computação em nuvem teve queda de 12% em relação ao trimestre anterior, mas teve um suave aumento em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. A Synergy diz que o mercado mais amplo para equipamentos de nuvem está crescendo a uma taxa anual de 3%.

Fonte: BUTLER, BRANDON . "Cisco passa IBM na entrega de hardware na nuvem - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/negocios/2013/06/13/cisco-passa-ibm-na-entrega-de-hardware-na-nuvem/ (accessed June 14, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário