terça-feira, 11 de junho de 2013

COMPUTERWORLD: IBM avalia Java Virtual Machine para novas plataformas na nuvem



A IBM está realizando uma pesquisa que envolve fazer uso do Java Virtual Machine (JVM) em um ambiente baseado em nuvem como forma de fornecer serviços dinâmicos, especialmente para dispositivos móveis.

Se o projeto de pesquisa der certo, pode ser considerado "o sistema operacional do futuro, tanto para sistemas embutidos quanto para a nuvem", disse Jan Rellermeyer, membro da equipe de pesquisa da IBM Research em Austin, Texas, que explicou a intenção por trás da pesquisa na Design Automation Conference desta semana.

O JVM é um software de código aberto criado pela Sun que facilita a criação de aplicações que rodam em qualquer plataforma. A ideia por trás de tentar estabelecer o JVM como um “software stack” na nuvem é facilitar uma "experiência de plataforma contínua" entre aplicações baseadas no JVM sendo executadas em dispositivos móveis e na nuvem, Rellermeyer observou.

Trabalhando com o Java Development Kit, a IBM está experimentando com dedicados servidores de aplicativos JVM e com o software compartilhado para uma plataforma como serviço (PaaS). "A questão é como podemos transformar o JVM em uma plataforma mais do tipo nuvem", disse Rellermeyer.

No entanto, o projeto de pesquisa está mostra que a IBM está enfrentando alguns obstáculos para levar o JVM a uma escala ao nível que poderia ser esperado em uma plataforma-como-um-serviço multi-inquilino, reconheceu. Mas a IBM está considerando quais mudanças arquitetônicas pode fazer com o JVM "para torná-lo mais escalável e propício para a fundação de uma PaaS, bem como mais leve no geral", disse Rellermeyer.

Fonte: MESSMER, ELLEN . "IBM avalia Java Virtual Machine para novas plataformas na nuvem - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2013/06/10/ibm-avalia-java-virtual-machine-para-novas-plataformas-na-nuvem/ (accessed June 11, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário