segunda-feira, 3 de junho de 2013

G1: Aplicativos de celular são alternativa para usar caxirola no estádio


 
Glauber Monteiro gravou o som da caxirola para
criar aplicativo.

As lojas de aplicativos móveis já contam com opções que recriam o som e o ritmo das caxirolas, chocalho criado pelo músico Carlinhos Brown para a Copa do Mundo.

As caxirolas ‘virtuais’, acionadas com o movimento dos smartphones, podem ser uma alternativa aos instrumentos reais, cujo uso foi proibido nos estádios, segundo confirmou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, na sexta-feira (31).

A possibilidade de proibição da caxirola motivou a criação do aplicativo “Caxirola World Cup Shake”, há pouco mais de um mês, pelo desenvolvedor Glauber Monteiro, que tem 27 anos e estuda Ciência da Computação na Unifacs, em Salvador. “Percebi que iria ser proibido o uso da caxirola nos estádios, achei um bom entretenimento e não causará perigo algum em um celular. Então, como trabalho com áudio gravei o som da caxirola real e resolvi lançar por conta própria o aplicativo”, conta o desenvolvedor ao G1. O aplicativo teve mais de 400 downloads até o momento, informa Monteiro.

O G1 testou quatro opções de aplicativos gratuitos para aparelhos com os sistemas operacionais Android, do Google, e iOS, daApple. Todos os apps são independentes. A The Marketing Store, fabricante distribuidora da caxirola, informou ao G1 que está preparando um app oficial do instrumento para a Copa do Mundo de 2014. “O aplicativo esta em aprovação da Fifa. Por enquanto, nenhuma versão é oficial”, disse a empresa.

Veja quatro aplicativos gratuitos que recriam a caxirola no celular:

                                                                                 Aplicativo criado pela BEEcreative permite escolher

pelo som de uma ou de duas caxirolas.
(Foto: Reprodução/Google Play)

Caxirola
Os fãs da caxirola podem optar pelos sons de uma ou de duas caxirolas no aplicativo criado pela BEEcreative. O som tem boa intensidade e é acionado facilmente, movimentando o aparelho para frente e para trás, sem exigir muito esforço do torcedor.

Sistema operacional: Android, a partir da versão 2.2 (acesse aqui)
                                                                            'Caxirola World Cup Shake' faz o smartphone vibrar
quando o usuário agita o aparelho.
(Foto: Reprodução/Google Play)

Caxirola World Cup Shake

Além de um ritmo diferente, este aplicativo para Android criado pela BuilDreamApp faz o smartphone vibrar quando a caxirola é acionada. O app pode ser interessante para os torcedores mais empolgados, já que a caxirola virtual pode 'disparar' com apenas algumas leves chacoalhadas do aparelho.

Sistema operacional: Android, a partir da versão 2.2 (acesse aqui)
‘Caxirola’, da desenvolvedora Scooptic, varia o ritmo
do som e personaliza caxirolas com bandeiras.
(Foto: Reprodução/iPhone Aplicaciones)

Caxirola
O aplicativo ‘Caxirola’, da desenvolvedora Scooptic, para iOS, é mais sensível ao movimento do iPhone. Conforme o usuário movimenta o aparelho, o ritmo fica mais lento ou mais rápido. O app também permite personalizar a caxirola virtual com bandeiras de diferentes países, além do modelo original, verde e amarelo. O volume do som, mesmo testado no nível máximo, deixa a desejar e é muito baixo para fazer diferença em um estádio. O app não funcionou no iPhone 3GS, com iOS 6.1.2. Somente no iPhone 4 com a mesma versão do sistema operacional.

Sistema operacional: iOS, a partir da versão 5.0 (acesse aqui)

No 'Caxirola 2014', para iOS, o cenário apresenta
os estádios brasileiros que sediarão a Copa do
Mundo (Foto: Reprodução/iTunes)

Fonte: "G1 - Aplicativos de celular são alternativa para usar caxirola no estádio - notícias em Tem um aplicativo." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/tem-um-aplicativo/noticia/2013/06/aplicativos-de-celular-sao-alternativa-para-usar-caxirola-no-estadio.html (accessed June 3, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário