quarta-feira, 12 de junho de 2013

IDG Now!: Empresas de tecnologia dominam lista de marcas com maior impacto



As empresas de tecnologia lideram o ranking de marcas que mais impactam a vida dos consumidores. De acordo com o estudo anual “Meaningful Brands”, do Grupo Havas, o Google aparece em primeiro lugar seguido pela Samsung, Microsoft, Nestlé e Sony como as cinco marcas mais significativas de 2013. Ikea, Dove, Nike, Wal-Mart, Danone, Philips e P&G completam a lista. Este ano, metade das dez principais marcas pertence ao setor de tecnologia.

“As marcas tecnológicas estão se tornando novos ícones pessoais, nos fortalecendo para expandir nosso potencial. Não somente tornam nossas vidas mais fáceis e nos auxiliam a ficar mais inteligentes, mais saudáveis e a aprimorar nossas capacidades, como, o que é mais importante. Se tornaram ícones de desejo”, afirma Sara de Dios, Diretora Global do Meaningful Brands.

A pesquisa mede os benefícios que as companhias trazem e reúne 700 marcas e mais de 13,4 mil consumidores em 23 países. 

Por outro lado, a maioria das pessoas não se importa se mais de 73% das marcas deixassem de existir. Continuando a tendência de 2011, somente 20% das marcas fazem uma diferença significativa e positiva para o bem-estar das pessoas, com uma forte e crescente lacuna entre os mercados desenvolvidos e emergentes (Europa 5%, EUA 9%, América Latina 27% e Ásia 39%). 

Na Europa e nos EUA, as pessoas não se importariam se 92% das marcas desaparecessem. Na América Latina são 58% e na Ásia, 49%. Na América Latina, as pessoas estão seis vezes mais envolvidas com as marcas do que nos mercados do Ocidente.

Desconfiança

As expectativas no Ocidente estão grandemente intangíveis, disparando uma crescente falta de confiança e indiferença em relação às marcas. Somente 29%/28% das pessoas na Europa Ocidental e nos EUA acreditam que as marcas trabalham duro para melhorar a qualidade de vida dos consumidores, e somente 21% sentem que as marcas se comunicam honestamente em comparação com 32% globalmente, 37% na América Latina e 50% na Ásia.

Desde 2011, aprimorar a qualidade de vida individual e o bem-estar pessoal tem se tornado cada vez mais importante nas economias ocidentais. Nos mercados emergentes, as pessoas dão relativamente mais importância ao impacto em sua comunidade e ambiente. Ao mesmo tempo, as pessoas na Índia, China e México cada vez mais esperam que as marcas aprimorem seus estilos de vidas, na medida em que muitas marcas nesses países se tornaram objetos de desejo para um padrão de vida e de status mais elevados.

Tendências por setor

O ano de 2013 mostra um aumento acentuado na importância do setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações). Os 10 setores no ranking são: Varejo, Alimentício e Bebidas, Tecnologias e Eletrônicos, Viagens e Turismo, Bens de Consumo, Mídia, Transportes Públicos, Automotivo, Petróleo, Energia/Setor Elétrico, Telecomunicações e Finanças/Seguros. 

As marcas se mostraram capazes de vencer as limitações de seus setores. Exemplos podem ser encontrados mesmo nas categorias mais difíceis como Petróleo e Energia, com a Petrobras, no Brasil; a EDF, na França, e a Repsol, na Espanha, que estão superando as barreiras do setor e obtendo crescentes níveis de relevância.

“Por todo o planeta, economias que já estavam em declínio estão perdendo fôlego. Essa não é uma simples crise, mas uma transformação na natureza do crescimento global. Um novo modelo de prosperidade está surgindo em torno da noção do potencial humano e do bem-estar. O bem-estar humano é o que importa se as economias quiserem prosperar”, explica Umair Haque, Escritor, membro do Thinkers50 e Diretor do Grupo Havas.

Fonte: "Empresas de tecnologia dominam lista de marcas com maior impacto - IDG Now!." IDG Now! - Noticias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/06/11/empresas-de-tecnologia-dominam-lista-de-marcas-com-maior-impacto/ (accessed June 12, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário