quinta-feira, 27 de junho de 2013

IDG Now!: Um Facebook Reader pode ser uma vantagem no mercado móvel



O Facebook é o lugar onde muitas pessoas vão para receber notícias sobre as últimas festas e férias de seus amigos. Se os rumores forem verdadeiros, em breve será também o local onde usuários de smartphones e tablet pode obter as últimas notícias de todo o mundo.

Segundo notícioa publicada pelo Wall Street Journal, o Facebook está trabalhando em um serviço agregador de notícias, chamado Reader, que reúne notícias de diferentes fontes e permite que os usuários folheiem os artigos como numa revista, segundo pessoas inteiradas do projeto.

Analistas do setor dizem que a adição da marca no Facebook ao mercado de APPs noticiosos, como o Zite e o Flipboard, pode ser um grande passo para a rede social fortalecer suas ofertas móveis.

"É uma boa idéia, disse Ezra Gottheil, analista da Technology Business Research. "O Facebook pode mostrar notícias e dizer quais os seus amigos estão lendo."

Além disso,embora não esteja claro quando o Facebook estará pronto para lançar o produto, se é que o fará, o projeto Reader é um sinal de que a empresa está buscando novas formas de manter os usuários conectados mais tempo no site da rede social em dispositivos móveis e, dessa forma, possibilitar que eles vejam mais anúncios.

O porta-voz do Facebook se recusou a comentar sobre os planos futuros da empresa para o Reader.

Os rumores de lançamento do Facebook Reader surgem justamente após o anúncio do Google de desativar o seu agregador de notícias. "É incrível como muitas empresas preencheram o espaço vazio deixado pelo Google", disse Gottheil.

Na opinião de Zeus Kerravala, analista da ZK Research, é perfeitamente natural para o Facebook ter fontes de notícias agregadas à rede social.

"O Facebook já está fazendo isso de alguma maneira", disse Kerravala. "Os próprio usuários se encarregam de alimentar a rede social a partir de sites de notícias", completa ele.

"A oportunidade de se tornar o lugar que as pessoas visitam para a leitura de textos informativos longos é grande, principalmente para a publicidade", disse Josh Elman, um investidor de capital de risco da Greylock Partners, que já trabalhou com produtos para o Facebook e Twitter.

Embora os consumidores estejam gastando cada vez mais tempo com aparelhos móveis, os usuários de aplicativos do Facebook muitas vezes os visitam por sessões breves de poucos minutos, adicionando mensagens ou checando rapidamente o feed de notícias, de acordo com uma das pessoas a par das iniciativas móveis do Facebook. Uma experiência mais imersiva pode abrir novos modelos de anúncios publicitários para o Facebook, que hoje gera cerca de um terço de sua receita por meio dos celulares e tablets.

Mas trazer para si os hábitos de leitura de notícias dos usuários será um desafio para o Facebook, dizem analistas. Tanto o Twitter como o LinkedIn têm promovido seus próprios serviços de notícias de forma agressiva, e o próprio Flipboard tem mais de 50 milhões de usuários.

"Há um monte de coisas que as pessoas não faziam no Facebook há vários anos e que fazem agora", diz Nate Elliot, analista da Forrester. "Mas imagino que será muito difícil" acostumar os consumidores a ver o Facebook como uma central de notícias.

Segundo a reportagem do Wall Street Jpournal, Zuckerberg estaria acompanhando de perto o projeto Reader e participado de decisões e revisões de aspectos do projeto em vários momentos.

Michael Matas, um designer do Facebook que antes trabalhou para a Apple, seria o designer-chefe do projeto.

Fonte: Gaudin, Sharon . "Um Facebook Reader pode ser uma vantagem no mercado móvel - IDG Now!." IDG Now! - Noticias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2013/06/26/um-facebook-reader-pode-ser-uma-vantagem-no-mercado-movel/ (accessed June 27, 2013).

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