terça-feira, 18 de junho de 2013

INFO: Europa tenta ganhar mercado em TI, após escândalo nos EUA


 
No ano passado, o governo francês investiu 
200 milhões de dólares em duas startups de cloud 
computing.

Paris/Londres - A França tem o seu "projeto soberano de nuvem" enquanto do outro lado do Reno as empresas de dados criaram o rótulo de "Serviços de Nuvem: fabricados na Alemanha", todos tentando tranquilizar grandes empresas de que suas informações são armazenadas longe dos olhos curiosos dos espiões norte-americanos.

Empresas europeias acreditam que revelações de que a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) têm secretamente reunido dados de nove grandes empresas de Internet dos EUA, incluindo Microsoft e Google, vão dar a elas uma vantagem competitiva à medida que competem com as empresas americanas dominantes da computação de nuvem.

Empresas e indivíduos podem ter de aceitar que, enquanto armazenarem e processarem suas informações em servidores europeus e localizados na Europa, estão protegidos da NSA, mas as agências de inteligência mais perto de casa podem estar à espreita de qualquer maneira.

"Se você vai ter um Big Brother, eu prefiro ter um Big Brother doméstico a um Big Brother estrangeiro", disse Mikko Hypponen, diretor de pesquisa da empresa de segurança em Internet F-Secure, que também oferece serviços em nuvem com dados armazenados nos países nórdicos.

A computação de nuvem - termo genérico para tudo, desde e-mail baseado na web a software de negócios que é executado remotamente através da Internet - está sendo adotado por grandes empresas e governos a nível global para reduzir custos e aumentar a flexibilidade para seus departamentos de TI.

No ano passado, o governo francês investiu 200 milhões de dólares em duas start-ups (empresas iniciantes), incluindo o dono do centro de dados Cloudwatt, para dotar o País de infraestrutura independente dos gigantes norte-americanos de cloud computing.

Após as revelações de que o programa PRISM da NSA coletou dados de usuários de nove empresas que também incluem Yahoo e Facebook, a posição francesa agora parece precavida para algumas pessoas.

Fonte: "Europa tenta ganhar mercado em TI, após escândalo nos EUA | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/empresas-europeias-veem-oportunidade-apos-escandalo-nos-eua-17062013-25.shl (accessed June 18, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário