quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Ascom Prodeb: II Edição do Café com Diretor debate gestão participativa


A segunda edição do Café com Diretor aconteceu em julho de 2013 na Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb). Só para relembrar, o Café tem como objetivo aproximar a equipe do diretor, pois essa foi a solução encontrada depois que a pesquisa de satisfação feita com a equipe da Diretoria de Infraestrutura Tecnológica e Sistemas (DTS) apontou uma certa distância entre ambos. 

Napoleão Lemos, diretor DTS/Prodeb, explica novamente nesta edição que o Café com Diretor faz parte de um novo tipo de gestão que ele está aplicando para inovar sua área. Ele enfatiza que escolheu algumas ideias para inovar a gestão: "gestão participativa, ou seja, que todo mundo participe da gestão dando sugestões, tendo iniciativas e criatividade. O Outro, a gente infelizmente não avançou muito, é desenvolvimento de pessoas. Outro é inovação tecnológica e renovação da equipe só que na gestão. Outro é gestão por resultado, a gente vai fazer metodologias aqui, a gente vai aplicar bastante em metodologias e capacitação de pessoas", esclarece o diretor.


Em dado momento Igor Takenami, Gerente de Desenvolvimento de Sistemas (GDS), evidencia a importância das ferramentas e produtos desenvolvidos pela Prodeb para dar suporte ao estado. "Nós somos a nova geração e temos a responsabilidade de trazer essa nova tecnologia para o estado e fazer com que isso perdure, não 10 ou 20 anos que duraram os sistemas anteriores, mas talvez muito mais diante das tecnologias de que a gente tem necessidade", ressalta Takenami.

Além disso, o gerente explanou sobre as conquistas que a Prodeb conseguiu neste ano e que isso só foi possível devido a uma gama de pequenos progressos, como o mesmo explica: "nós evoluimos em vários sentidos. A gente evoluiu na integração com infraestrutura, a gente evoluiu no modelo de serviço trazido pela presidência". 

Inovações, Conquistas e Parcerias

Takenami também evidencia projetos de grande importância para o cidadão, principalmente ligados a educação e licenciamento, e que muitas vezes os prodebianos não tem noção desse destaque. Dentro das conquistas da Prodeb, ele cita o MSPBR: "Eu acho que o MSPBR não é simplesmente um selo, mas é um atestado que a gente tem capacidade e não importa que sejamos empresa pública, mas a gente tem capacidade de inovar". 

Outro ponto que Igor cita como importante dentro dessas conquistas da empresa é a implantação do Fiplan. "Implantamos o Fiplan, o Fiplan é uma realidade! Estamos evoluindo em cima disso e provamos que não existem desafios que não possam ser vencidos", destaca o gerente.

Por fim ele esclarece que essas conquistas e inovações só puderam acontecer porque foram organizados à base de relacionamentos, ou seja, parcerias. Nessas associações ele cita a Secretária da Fazenda (Sefaz), grande parceira na implatação do Fiplan. "A Sefaz passou um tempo descreditada da Prodeb e hoje ela acredita, ela sabe que temos capacidade de inovar e entregar o que prometemos", esclarece Takenami. Além da Sefaz, há uma grande parceria com a Secretária de Administração do Estado da Bahia (Saeb) e com a Secretária de Educação. 

"Fizemos parcerias internas também. Eu acho que a gente nunca atuou tanto em sinergia com o Escritório de Projetos", elucida Igor e completa: "parceria com a própria área de relacionamentos, a gente vem estreitando isso. Uma outra parceria que a gente tem feito são com vocês (área DTS)". O gerente com orgulho fala que o trabalho da equipe DTS está sendo valorizado e a prova disso é a gama de modernizações e vitórias que a empresa está passando e finaliza: "eu acho que isso é uma parceria, é um reconhecimento pelo trabalho de vocês".

Fonte: Ascom Prodeb:"II Edição do Café com Diretor debate gestão participativa." II Edição do Café com Diretor debate gestão participativa. http://clippingprodeb.blogspot.com.br/ (accessed August 28, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário