segunda-feira, 12 de agosto de 2013

BABOO: Anatel quer reduzir preço da chamada entre operadoras diferentes ainda este ano



O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, afirmou nesta semana, durante o 5º Encontro de Telecomunicações, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que o preço da tarifa cobrada para chamadas entre operadoras diferentes pode cair dos atuais R$ 0,48 para R$ 0,10 até 31 de outubro deste ano – no entanto, isso não significa que esse seja o valor cobrado ao consumidor final.
Chamada entre operadoras pode ter preço reduzido

Para Rezende, “um dos problemas da qualidade [do serviço móvel] se deve à sobrecarga da rede quando as empresas fazem promoção dentro das suas próprias redes”, com isso a queda no preço ajudaria a ‘distribuição’ de ligações entre diferentes operadoras e consequentemente evitaria algumas quedas na rede de telefonia. O presidente da Anatel ainda afirmou que atualmente “o serviço de telecomunicações apresenta um grande desafio para o país”.

Ministro afirma que governo dá incentivo ao setor

A falta de infraestrutura e o problema das altas tarifas cobradas no Brasil também foram citadas pelo Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante o mesmo evento. Ele ainda lembrou que visando impulsionar o mercado o governo desonerou, recentemente, o setor das telecomunicações, e ele passou “um mês ‘apanhando’ por causa disso”. Na questão da infraestrutura existe na sociedade uma “incompreensão”, segundo ele.

“Estamos dando incentivo e exigindo que façam infraestrutura. Internet, telefonia, não nasce na Lan House, não nasce na tomada. Nossas conexões são abastecidas por grandes, pesadas, importantes redes de telecomunicações, que são transmitidas por satélites, cabos, etc.”, sentenciou Bernardo, que também lembrou que o país “tem hoje quase 1,5 mil cidades que não têm rede de fibra ótica”.

O Ministro ainda falou sobre o leilão da faixa de 700 MHz, que vai ser utilizada pelas empresas de telecomunicações para o sinal de internet 4G. Ele afirmou que o objetivo do governo não é arrecadar dinheiro, e sim “imputar obrigações para as empresas que arrendarem o serviço”.

Fonte: Croffi, Flávio . "Anatel quer reduzir preço da chamada entre operadoras diferentes ainda este ano." BABOO: Anatel quer reduzir preço da chamada entre operadoras diferentes ainda este ano. www.baboo.com.br/corporativo/anatel-quer-reduzir-preco-da-chamada-entre-operadoras-diferentes/?utm_source=feedly (accessed August 12, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário