segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Baboo: Backup na nuvem é a porta de entrada para vírus


Os serviços de backup na nuvem, como Dropbox e Google Drive, podem ser fortes disseminadores de vírus, segundo estudo realizado pela empresa de segurança CSR Group. “As pessoas não consideram que, uma vez que você configurou o Dropbox, qualquer coisa que você coloca na pasta sincronizada ganha um passe livre pelo firewall”, explica o Pesquisador Forense do grupo, Jacob Williams, ao site da revista Technology Review (MIT), em matéria publicada esta semana.

Backup na nuvem vai permanecer como ameaça até 
que serviços “amadureçam”.

Os pesquisadores da empresa descobriram que quando um computador está infectado, o hacker consegue acessar todos os outros que estão interligados por meio de uma conta no serviço na nuvem. Williams ainda contou que realizou testes do tipo em Dropbox, Google Drive, SkyDrive, SugarSync e Amazon Cloud Drive, e a brecha estava presente em todos os serviços – a Technology Review afirmou que procurou todas as empresas responsáveis por esses serviços, mas nenhuma quis se pronunciar.

O Pesquisador Forense também faz uma analogia dos serviços de backup na nuvem com uma das primeiras funções da internet. “É como o e-mail na década de 90. Nós precisávamos dele, mas ele vinha com spam e distribuição de malware”, afirma Williams, que completa dizendo que “ainda não temos ferramentas de detecção e segurança para cobrir o Dropbox e similares”. Apesar disso, a empresa garantiu que não houve nenhum grande caso de ataque hacker usando serviços de backup na nuvem.

Mas essa situação deve mudar para pior. “Com o aumento do uso de serviços baseados em nuvem, esses tipos de ataques vão reaparecer até as plataformas amadurecem [sua segurança]”, alertou o Pesquisador de Segurança da Stony Brook University, Radu Sion, que tirou parte da culpa das empresas, esclarecendo que “o ataque aqui não é, de fato, no Dropbox, mas sim no uso do Dropbox pelas pessoas. Ele só facilitou um canal para arquivos infectados através do firewall dos sistemas”.

Mídias removíveis também são portas de entrada para vírus

Outra porta de entrada para pragas virtuais que muitas vezes são esquecidas pelas pessoas são as mídias removíveis. Um estudo do laboratório de segurança Kaspersky Lab informou que quaseum terço dos computadores com vírus são infectados por pen drives ou cartões SD. Um dos principais malefícios que podem ser causados pelos malwares normalmente disseminados via mídias removíveis é o roubo de informações, segundo o relatório.

Fonte: Croffi, Flávio . "Backup na nuvem é a porta de entrada para vírus." BABOO: Backup na nuvem é a porta de entrada para vírus. www.baboo.com.br/seguranca/backup-na-nuvem-e-porta-de-entrada-para-virus/?utm_source=feedly (accessed August 22, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário