terça-feira, 27 de agosto de 2013

BABOO: Brasil deve terminar o ano com um milhão de usuários de 4G


Até o final do ano de 2013 o Brasil deve atingir a marca de um milhão de usuários de 4G, de acordo com previsão da empresa de consultoria de telecomunicações Teleco, divulgada neste fim de semana. O número representa 25% do que estimava a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em abril deste ano, quando o serviço começou a operar em São Paulo – SP e nas cidades-sede da Copa das Confederações, que foi disputada no mês de junho.


A previsão otimista de Bernardo e da agência, considerada “irrealista” pelo Presidente da Teleco, Eduardo Tude, se tornou quase impossível em pouco tempo, já que ao término do primeiro semestre deste ano eram registrados apenas 174,1 mil usuários da rede 4G no país pela própria Anatel. Segundo Tude, o principal motivo para o pequeno número é o valor dos aparelhos. “É difícil ter um crescimento forte porque os smartphones ainda estão com um preço muito alto”, justifica ele.

O Presidente da Teleco ainda afirma que a situação só vai mudar quando o preço dos gadgets cair, o que deve ocorrer em 2014. “Enquanto não chegarem modelos com preços mais acessíveis, o que deve acontecer a partir do ano que vem, não vai ter um crescimento desse porte”, sentencia ele. Tude prevê um aumento na produção de smartphones com preço inferior aos R$ 1 mil no ano que vem. O que também vai ajudar – mas para ele não vai resolver – é a desoneração da cobrança do PIS/Pasep e da Cofins dos equipamentos, promovida pelo governo federal.

De acordo com os dados do relatório divulgado pela Teleco, as regiões com DDDs 11 e 21, de São Paulo – SP, Rio de Janeiro – RJ e cidades em torno – com o mesmo código de área –, respectivamente, são as duas onde a rede de internet móvel 4G é mais popular. No caso dos paulistas o número de usuários atinge os 44,4 mil, enquanto nas cidades fluminenses a marca é de 21,8 mil pessoas conectadas.

A vantagem do Estado de São Paulo fica ainda maior quando somados os usuários dos demais DDD, do interior paulista, onde existem cerca de 20 mil usuários, número próximo ao da capital do Estado do Rio de Janeiro. Juntos, interior e capital paulista possuem 66,4 mil pessoas conectadas à rede 4G. Diferentemente do interior paulista, o do Piauí tem número baixíssimos, ficando no último lugar do ranking de DDDs com acesso ao 4G, representado pelo código de área 89, onde existem apenas 94 usuários.

Fonte: Croffi, Flávio . "Brasil deve terminar o ano com um milhão de usuários de 4G." BABOO: Brasil deve terminar o ano com um milhão de usuários de 4G. http://www.baboo.com.br/corporativo/um-milhao-de-usuarios-de-4g/?utm_source=feedly (accessed August 27, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário