terça-feira, 6 de agosto de 2013

COMPUTERWORLD: Criação de aplicativos móveis corporativos é obstáculo para CIOs



Maioria dos participantes de um estudo patrocinado pela Mobile Helix considera custo o maior obstáculo para a migração maciça

Criar versões móveis de aplicações corporativas para que os funcionários façam usao delas a partir de seus iPhones e dispositivos Android certamente soa como uma boa ideia. Os funcionários ficariam agradecidos por terem um departamento de TI tão legal, uma equipe que pensa no futuro e tecnologia de ponta à disposição dos clientes os ajudando a ficarem mais produtivos fora do escritório.

Mas de uma pesquisa que ouviu 300 CIOs e tomadores de decisão de TI, realizada pela Vanson Bourne sob encomenda da Mobile Helix, muitos obstáculos têm impedido que os CIOs convertam os aplicativos corporativos para versões móveis. Considere que uma empresa normal possui 400 aplicativos personalizados. Apenas 22 por cento desses aplicativos podem ser acessados hoje a partir de dispositivos móveis.

Surpreendentemente, 53 por cento dos aplicativos executivos são baseados em web, o que nos leva a crer que o seu porte para versões móveis seria simples. O que impede essa empreitada, então?

O maior obstáculo, apontado por 65 por cento dos CIOs ouvidos pela pesquisa, é o custo do desenvolvimento móvel, devido à grande fragmentação das plataformas móveis.

Além disso, é complicado retrabalhar aplicativos tradicionalmente visualizados em um monitor grande e operados a partir de mouse e teclado para fazê-los funcionar através de uma tela reduzida, sensível ao toque, em um dispositivo móvel. Depois existe o problema de encontrar desenvolvedores móveis talentosos capazes de criarem aplicativos móveis nativos. Quase metade dos entrevistados que desenvolveram um aplicativo nativo têm ressalvas sobre fazê-lo novamente para outra plataforma devido ao tempo, custo e complexidade.

Entre os outros obstáculos para a conversão de aplicativos corporativos para celulares estão as preocupações com segurança (63%) e com o custo elevado do suporte e manutenção (48%).

Isso não quer dizer que esses obstáculos sejam intransponíveis. CIOs eventualmente encontrarão uma forma de superá-los, pois os benefícios da mobilidade estimulam sua adoção. De acordo com os resultados da pesquisa, 36 por cento dos entrevistados disseram que esperar um aumento na produtividade caso aplicativos corporativos fossem convertidos para uso a partir de celulares e tablets.

Pode não ser fácil, mas talvez a conversão maciça de aplicativos para versões móveis seja apenas uma questão de tempo. Nove entre 10 entrevistados disseram estar providenciando o desenvolvimento de aplicativos para utilização móvel ou planejando fazê-lo em um futuro próximo.


FONTE: "Criação de aplicativos móveis corporativos é obstáculo para CIOs - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/negocios/2013/08/06/criacao-de-aplicativos-moveis-corporativos-e-obstaculo-para-cios/ (accessed August 6, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário