terça-feira, 20 de agosto de 2013

IDG Now!: 100% das lojas online no Brasil possuem erros que impedem compras mobile


Pesquisa da DeviceLab mostra que 69% dos erros estão concentrados no check-out, especialmente na geração de boletos para pagamento.

Pesquisa realizada pelo site DeviceLab aponta que 100% das lojas com prática de comércio eletrônico possuem erros que impedem finalizar compras por meio de dispositivos móveis - o que podem prejudicar seus faturamentos. 

Foram analisados sites que representam cerca de 80% do faturamento do varejo online do Brasil. Segundo Leandro Ginane, fundador da empresa, 69% dos erros estão concentrados no check-out, especialmente na geração de boletos para pagamento. 

A DeviceLab é o primeiro laboratório de testes de dispositivos com ambiente controlado do Brasil. A experiência de compra com uso de smartphones e tablets foi avaliada nos seguintes critérios: performance, compatibilidade e usabilidade. Os dados apontam que a maior perda de faturamento é na primeira compra, clientes cadastrados enfrentam menos problemas.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 de março e 3 de maio de 2013 por profissionais especializados em UX e front-end. Durante este período, 1.701 testes de compras via dispositivos móveis foram realizados. 

Foram analisados os seguintes fluxos: busca, detalhe do produto e check out. Todos os problemas identificados que inviabilizaram a compra foram considerados críticos. Erros como a lentidão exagerada no preenchimento do cadastro e de texto longo demais paras telas pequenas, fazem parte da estatística.

A pesquisa também apontou que 14% dos sistemas operacionais, mesmo com uso de versões para smartphones, apresentaram erros críticos que impediram a compra do produto.

Os ambientes utilizados para avaliação incluíram os sistemas operacionais móveis que obtiveram maiores crescimento nos últimos meses: Android (3.2.2 – 4.0.3 – 4.0.4), iOs (5 e 6) e Windows Phone. Foram estudados também os aparelhos com maior penetração no Brasil: Samsung Galaxy Tab (7’’e 10’’), iPad (2 e 3), iPhone 4S e 5, Samsung Galaxy SIII e SII e Nokia Lumia 800. A pesquisa foi realizada com browsers originais dos aparelhos.

Clientes com Android e Windows Phone foram os com mais dificuldade de acesso à ferramenta de busca, isso porque diversas vezes o teclado apresenta comportamento instável. Visualizar imagens e as descrições dos produtos é difícil de visualizar em qualquer aparelho e sistema operacional.

O check-out também exibiu problemas, em especial no passo de entrega e endereço. Segundo a pesquisa, 25% dos erros no carrinho de compras foram localizados no Android 3.2.2. A confirmação da compra também teve índice negativo neste sistema operacional, 63% dos erros no passo de confirmação foram encontrados no Android.

A pesquisa também aponta algumas dicas para melhorar a experiência de compra com dispositivos móveis no Brasil: “É fundamental ouvir os clientes e inseri-los no processo de planejamento, desenvolvimento e implantação para impulsionar as vendas pelo m-commerce”, explica Leandro Ginane.

Entre as recomendações estão a utilização do corretor automático, para tornar a busca mais relevante e intuitiva, pois erros de digitação são mais comuns em mobile. Outra dica é a revisão da arquitetura da informação, para facilitar a leitura das informações em telas menores. Recomendações como o uso da geolocalização, diminuição na quantidade de informações solicitadas no cadastro e a funcionalidade 1-click purchase, planejada especialmente para clientes que estão em movimento, são algumas formas de aperfeiçoar o check-out.

"O Brasil concentra grande parte dos acessos provenientes de dispositivos móveis em aparelhos antigos. No entanto, com a quantidade de novos lançamentos a cada seis meses, é fundamental perceber como é a experiência de uso nos novos aparelhos também", afirma Ginane.

Fonte :"100% das lojas online no Brasil possuem erros que impedem compras mobile - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2013/08/19/100-das-lojas-online-no-brasil-possuem-erros-que-impedem-compras-mobile/ (accessed August 20, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário