terça-feira, 27 de agosto de 2013

IDG Now!: NSA invadiu sistema de teleconferência de vídeo da ONU, diz revista alemã



Técnicos da Agência foram capazes de quebrar a criptografia usada pelo sistema de teleconferência de vídeo interno da ONU (VTC), o que permitiu que o tráfego de VTC fosse decifrado.

A Agência de Segurança Nacional quebrou a criptografia usada pelo sistema de teleconferência de vídeo da sede das Nações Unidas, em Nova York.

Em junho de 2012, o departamento responsável por coletar informações sobre a ONU ganhou "novo acesso às comunicações internas das Nações Unidas", relatou a revista alemã Der Spiegel, na segunda-feira (26) com base em informações de um documento secreto da NSA fornecido pelo ex-funcionário da agência, Edward Snowden.

Os técnicos da agência foram capazes de quebrar a criptografia usada pelo sistema de teleconferência de vídeo interno da ONU (VTC), permitindo o tráfego fosse decifrado. "Este tráfego está nos dando VTCs internos da ONU (yay!)", dizia um dos documentos internos da NSA, de acordo com a Der Spiegel.

Em menos de três semanas, o número de comunicações da ONU que a NSA conseguiu interceptar e decifrar passou de 12 para mais de 450.

De acordo com outro relatório interno da NSA, a partir de 2011 a agência identificou os chineses que estavam espionando a ONU e conseguiu interceptar a sua coleção de sinais de inteligência (SIGINT) para ter conhecimento sobre alta de juros e eventos de alto escalão na época.

Relatos na mídia em junho com base em documentos vazados por Snowden afirmaram que a missão da União Europeia para a ONU em Nova York e sua delegação em Washington, DC também foram grampeadas pela NSA, o que levou funcionários da UE exigir respostas do governo dos EUA.

A Agência foi capaz de manter o acesso persistente às redes de computadores de delegações da UE em Nova York e Washington, aproveitando a Rede Privada Virtual (VPN) que os conectava, também informou a Der Spiegel.

"Se perdermos o acesso a um local, podemos recuperá-lo imediatamente acessando a outra ponta da VPN e abrindo um buraco", dizia uma apresentação interna da NSA, de acordo com a revista alemã. "Fizemos isso várias vezes quando de fora da Magothy". "Magothy" é um codinome interno utilizado pela NSA para a delegação da UE em Washington, DC. O codinome usado para a missão da UE em Nova York é "Apalachee".

Novos sistemas de segurança foram instalados para proteger a área restrita que hospeda a sala do servidor nos escritórios da delegação da UE para a ONU em Nova York há algumas semanas após relatos em junho de que a NSA tinha como alvo as missões diplomáticas da UE nos EUA, disse a Der Spiegel. Uma investigação foi iniciada e os técnicos procuram por erros e verificam a rede de computadores.

Fonte: Constantin, Lucian . "NSA invadiu sistema de teleconferência de vídeo da ONU, diz revista alemã - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/08/26/nsa-invadiu-sistema-de-teleconferencia-de-video-da-onu-diz-revista-alema/ (accessed August 27, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário