segunda-feira, 26 de agosto de 2013

INFO: ACORDA BRASIL! A hora de inovar é agora



Onde estamos quando o assunto é inovação? Infelizmente no limbo. Entre os cinquenta países mais inovadores no ranking da Bloomberg, o Brasil está ausente. O critério possui sete quesitos entre estes: pesquisa e desenvolvimento, produtividade e empresas de alta tecnologia. No Índice Global de Inovação 2013 o Brasil caiu seis posições em relação a 2012, ficando em 64º lugar. Em termos de registro de patentes, outro indicador fundamental, também estamos “na rabeira”, ficando em 24º lugar.

O Brasil continua sendo um país que investe milhões em indústria de base, produção agrícola e quase nada em centros de pesquisa, educação de ponta e alta tecnologia. De fato, temos um dos menores índices mundiais de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), algo como 1,2% do PIB. Só para se ter uma ideia, na média, os países ricos que integram a OCDE investem 2,2% em P&D. Os Estados Unidos 2,68% e a Coréia do Sul 5%!

Por outro lado, temos iniciativas isoladas que merecem destaque, entre estas o Porto Digital do Recife, o CESAR e a Universidade Federal de Minas Gerais. Cabe perguntar: O que o governo está esperando, por que não multiplica estes “cases de sucesso” em todas as capitais do país? 

Certamente porque temos um governo sem visão de futuro, focado em ações populistas e conchavos políticos do que na construção e implementação de um plano nacional de inovação, capaz de reposicionar o Brasil globalmente.

Resta aos pesquisadores ficarem dias ou meses na alfândega desembaraçando seus equipamentos. É lamentável.

Fonte: Murer, Ricardo . "ACORDA BRASIL! A hora de inovar é agora." INFO: ACORDA BRASIL! A hora de inovar é agora. info.abril.com.br/noticias/rede/eu-virtual/2013/08/25/acorda-brasil-a-hora-de-inovar-e-agora/ (accessed August 26, 2013). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário