sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SECOM - BA : Profissionais aprendem preservar a Capoeira por meio das mídias eletrônicas

Profissionais aprendem preservar a Capoeira por meio das mídias eletrônicas 










A difusão e preservação da capoeira, por intermédio das mídias eletrônicas foi discutida durante o Encontro Capoeira Viva, realizado na quarta-feira (28), no Forte da Capoeira, no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. Durante o evento, capoeiristas da Bahia tiveram aulas sobre como manusear ferramentas de comunicação da internet e de que forma esse aprendizado pode ajudar na divulgação do esporte.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) e tem o apoio das secretarias estaduais do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult), por meio do Escritório Internacional de Capoeira e Turismo e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), além da Fundação Gregório de Matos (FGM).

Profissionais tiveram aulas sobrede como criar um blog, criar um canal, e inserir vídeos no Youtube, além de aprender a criar fan pages nas redes sociais. Também discutiram sobre a evolução da linguagem e os avanços e retrocessos que acompanham a era digital. Os participantes puderam esclarecer dúvidas em torno dos benefícios alcançados em cada mídia social e a propagação do conteúdo via ferramentas de comunicação.

Oficinas
Mestre Máximo Pereira, 55 anos e com mais de 40 dedicados ao esporte, ressaltou a importância do tema, considerando “de fundamental importância inserir a capoeira nas mídias eletrônicas. Vamos unir o útil ao agradável". Segundo ele, as ferramentas de comunicação valorizam o esporte.

Para o professor da oficina, Flávius Régis, a inserção da capoeira nas mídias eletrônicas trará benefícios à disseminação do esporte. "É preciso saber como utilizar as ferramentas em favor da propagação e preservação da cultura e história por meio das redes sociais".

O evento contou ainda com oficinas de customização de instrumentos musicais, além da exibição de vídeos. A coordenadora do Escritório Internacional de Capoeira e Turismo da Setur, Tâmara Azevedo, explicou que, além da iniciativa agradar aos capoeiristas, contribui para a valorização do esporte. "É um grande desafio, mas a capoeira tem condição de assumir. Essa ação fortalece a Bahia como a ‘meca’ da capoeira no mundo, atrai novos adeptos e garante a fidelidade de informações", disse Tâmara.


Fonte:"Profissionais aprendem preservar a Capoeira por meio das mídias eletrônicas — SECOM - BA: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/08/29/profissionais-aprendem-preservar-a-capoeira-por-meio-das-midias-eletronicas (accessed August 30, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário