A Corporação de Atribuição de Nomes e Números na Internet (Icann) publicou um comunicado anunciando a não permissão de endereços web "sem ponto", como "http://search".
A Icann é a organização responsável pelo gerenciamento dos "nomes" da internet, endereços como "http://g1.com.br". A Icann delega a administração de cada terminação a outras organizações, mas mantém a autoridade para determinar as regras gerais de uso dos endereços.
Os endereços sem ponto se tornaram teoricamente possíveis após a liberação de novas terminações globais atribuídas a empresas específicas, diferentes das já existentes (como ".com "ou ".net") que foram criadas apenas para ter endereços de segundo nível.
O início do processo para pedir a liberação das novas terminações ocorreu em agosto de 2011. Empresas interessadas pagaram US$ 185 mil (R$ 430 mil) pelos domínios desejados.
Se fossem permitidos, os endereços "sem ponto" viabilizariam acessos como "http://search" ou "http://google", bem como endereços de e-mail como "nome@google". Em uma carta à Icann, o Google manifestou oficialmente o interesse em disponibilizar esses endereços.
Citando três relatórios técnicos contrários ao uso desse tipo de endereço, a Icann anunciou uma decisão final pela proibição.
Entre os motivos citados está o de que os endereços poderiam gerar conflitos com nomes de sistemas internos de empresas, o que faria com que dados "vazassem" para a internet. Outro motivo dado pela Icann é o recurso de alguns softwares de adicionar automaticamente outra terminação, como ".com", quando um endereço sem ponto é digitado.
A organização disse ainda que não pretende "realizar novos estudos" sobre o tema, o que, na prática, encerra os projetos do Google de administrar o domínio.
Fonte: Rohr, Altieres . "G1 - Órgão regulador não vai permitir endereços web 'sem ponto' - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/09/orgao-regulador-nao-vai-permitir-enderecos-web-sem-ponto.html (accessed September 5, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário