sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Information Week: Como liderar a Geração Y e reter os jovens talentos de TI?



A rápida evolução do mercado de tecnologia no Brasil evidenciou a deficiência na formação e educação de novos talentos para atender à demanda crescente do setor. Profissionais cada vez mais disputados no mercado, esses jovens tecnólogos passaram a receber propostas de altos salários até mesmo nos primeiros anos de graduação. Além disso, suas referências profissionais são moldadas pela dinâmica veloz da cultura das startups, do empreendedorismo e da colaboração, cujos principais símbolos são empresas como Google, Apple e Facebook.

Além da dificuldade em conseguir atrair e manter bons funcionários dentro das empresas, o CIO ainda têm um grande desafio como líder: como conduzir expectativas e ansiedades dos jovens profissionais de TI pertencentes à Geração Y?

“Temos um turn over muito grande de profissionais dentro da empresas, pois a concorrência por talentos no mercado é muito grande. Esses jovens geralmente saem dos programas de treinamento com uma expectativa de assumir altos cargos, mas ao mesmo tempo eles não têm maturidade o suficiente. Hoje os gestores enfrentam a dificuldade de lidar com essas questões comportamentais para conseguir montar uma equipe de TI estratégica e multidisciplinar”, explicitou Carlos Buss, CIO da Mondelez, durante o IT Mídia Debate, que discutiu o papel da academia, da indústria e das empresas na formação do profissional de TI.

A taxa de formação de profissionais é insuficiente para atender à demanda crescente de investimentos em tecnologia pelas empresas, gerando uma inflação no mercado de trabalho. Segundo estimativa da FIAP, o mercado de tecnologia enfrentará um déficit de 750 mil profissionais em 2020. “Hoje temos profissionais com seis meses de formação que já estão empregados, pois a procura é muito grande. A dinâmica é do mercado é muito rápida, o que resulta na falta tempo de maturação desses jovens”, pontua Wagner Sanchez, diretor acadêmico da FIAP.

Para suprir deficiências na formação, academia e indústria buscam parceiras na tentativa de fornecer mão-de-obra capacitada para trabalhar com as novas tecnologias. Nesse sentido, a EMC desenvolve um projeto de pesquisa e desenvolvimento com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) para promover a capacitação especializada. Apesar da iniciativa, Eduardo Lima, gerente de programas acadêmicos da EMC para a América do Sul, destaca a necessidade de companhias e gestores aprenderem a lidar com a nova geração para reter os profissionais detentores desse conhecimento.

Fonte: "Como liderar a Geração Y e reter os jovens talentos de TI? - Information Week." Information Week. http://informationweek.itweb.com.br/15535/como-liderar-a-geracao-y-e-reter-os-jovens-talentos-de-ti/ (accessed September 20, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário