O Brasil quer começar a construir no início do próximo ano uma rede de fibra óptica chamada ‘anel óptico sul’, que vai interligar os 12 países da América do Sul e fazer também conexões de internet diretas com Europa e África. O projeto, que tem como objetivo tornar o país mais independente dos EUA, já havia sido citado por parlamentares brasileiros e ganhou destaque essa semana, após declarações do Secretário de Telecomunicações do Ministério da Comunicação, Maximiliano Martinhão, veiculadas pela agência de notícias Deutsche Welle.
Conexões de internet diretas com a Europa: Projeto
deve dar novos passos em novembro.
“Não faz sentido que uma conexão entre Brasil e Uruguai tenha que passar por Miami, EUA”, ironizou Martinhão. O Secretário também ressaltou a importância deste tipo de projeto para evitar novos problemas com o governo norte-americano. Segundo ele “essa situação, em que dados de uma região passam pelos EUA, faz com que os dados estejam sujeitos às leis americanas”. Por isso a ligação direta com outros países é importante. “No momento em que você tem uma conexão direta, não existe mais esta situação. É uma questão estratégica”, explicou o Secretário.
Martinhão não comentou os próximos passos do ‘anel óptico sul’, mas é provável que novas diretrizes sejam definidas no dia 8 de novembro, quando o Mercosul (Mercado Comum do Sul) vai se reunir na Venezuela para debater vários assuntos, dentre eles a cibersegurança. Vários encontros entre países do grupo já aconteceram para tratar do tema, na metade de setembro, por exemplo, o Ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, declarou que o país vai trabalhar junto com a Argentina na criação de um sistema de segurança digital para proteger os países.
Outra medida que pode ser tomada pelo governo brasileiro é incluir no texto do Marco Civil da Internet a obrigatoriedade da guarda de dados no país, exigindo que empresas com informações de internautas brasileiros – como Google e Facebook – tenham servidores dentro do território nacional. Isso impediria a espionagem de autoridades dos EUA e faria com que as empresas atuassem de acordo com as leis brasileiras. No entanto, essa medida parece ser mais difícil de acontecer, pois parlamentares brasileiros já receberam respostas negativas em relação a ideia.
Fonte: Croffi, Flávio . "Brasil planeja conexões de internet diretas com a Europa." BABOO: Brasil planeja conexões de internet diretas com a Europa. www.baboo.com.br/corporativo/brasil-planeja-conexoes-de-internet-diretas-com-europa/?utm_source=feedly (accessed October 7, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário