quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CIO: Três regras para obter o melhor desempenho na nuvem



A computação em nuvem e o alto desempenho deveriam andar de mãos dadas. No entanto, tenho visto muitas implementações de nuvem com os principais problemas de desempenho. Essas questões poderiam ser facilmente evitadas com uma boa dose de planejamento.

O que acontece, via de regra, é que as empresas que adotam sistemas baseados na nuvem não pensam muito sobre desempenho. Geralmente estão mais ocupadas com outros aspectos e benefícios da nuvem, como provisionamento e elasticidade.

Para obter o melhor desempenho, as empresas que se deslocam para as plataformas de computação em nuvem - pública ou privada - devem considerar estas três regras.

Regra 1: A rede deve ser capaz de manter o desempenho da nuvem

As empresas que movem aplicações e dados para a nuvem, ou que constroem novos sistemas em plataformas baseadas em nuvem, muitas vezes não consideram a infraestrutura de rede. Ao confiar nos sistemas que estão ligados através da rede, a rede é tudo. Redes lentas significam sistemas lentos e um desempenho ruim.

Regra 2: Aplicativos não otimizados para plataformas baseadas em cloud raramente têm bom desempenho 

Muitas empresas e profissionais de TI acreditam que podem pegarum aplicativo desenvolvido para rodar em uma plataforma local tradicional e colocá-lo em uma nuvem pública, sem uma quantidade significativa de redesign, e tudo vai acabar bem. Mas como podem os aplicativos não otimizados para plataformas baseadas em nuvem serem executados minimamente bem nelas? Os resultados, quase sempre, são maiores custos operacionais e desempenho inferior.

Regra 3: Considere os dados 

A maneira pela qual os dados são ligados à aplicação é muito importante para o desempenho na computação de nuvem. Dados que estão intimamente ligados ao aplicativo podem não ser capazes de tirar proveito de muitos recursos para melhorar o desempenho de nuvens públicas. Você deve colocar os dados em seu próprio domínio para fornecer alternativas para um desempenho melhor, bem como a oportunidade de reduzir os custos.

Essas três regras não são complexas ou esgotam o assunto. Os conceitos são baseados nos princípios mais antigos. Em outras palavras, quanto mais as coisas mudam, mais elas permanecem as mesmas.

Fonte: Linthicum, David . "Três regras para obter o melhor desempenho na nuvem - CIO." CIO - Gestão, estratégias e negócios em TI para lí­deres corporativos. http://cio.uol.com.br/tecnologia/2013/10/16/tres-regras-para-obter-o-melhor-desempenho-na-nuvem/ (accessed October 17, 2013). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário