sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Convergência Digital: Software público automatiza inventário de PCs no governo



O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Serpro anunciam a versão 3.0 do Cacic (Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais). O sistema, desenvolvido originalmente pela Dataprev para saber as condições dos computadores nos postos do INSS, permite que se veja de um ponto central a configuração das estações e servidores instalados nas unidades. Por ser uma ferramenta de interesse generalizado, de todos os gestores que precisam administrar parques dispersos, foi um dos primeiros programas compartilhados no Portal do Software Público.

Conforme o modelo de licenciamento, GPL, adotado no Portal do Software Público, pode ser baixada a aplicação e também seu código-fonte. Portanto, além das funções já existentes, as prefeituras e outras organizações que disponham de profissionais capacitados nas linguagens Php, Perl, Python e Delphi podem fazer adaptações específicas às suas necessidades.

Luis Felipe Costa, diretor de Sistemas de Informação do Ministério, explica que a atualização do Cacic responde a solicitações dos usuários do sistema. "Compatibilidade integral com novos sistemas operacionais Windows e integração ao framework PHP Symfony, que facilita o acesso dos colaboradores e desenvolvedores ao código-fonte, são avanços importantes dessa versão do Cacic", analisa. Além dessas inovações, ele destaca melhorias no layout, agora baseado no twitter bootstrap, e criação de relatórios customizados.

William Veronesi, coordenador-geral de suporte ao ambiente tecnológico da Dataprev, informa que o Cacic está instalado em cerca de 35 mil máquinas, considerando as estações internas e dos clientes. "Nós estamos trabalhando com várias versões do Cacic, realizamos testes na versão beta e gostamos das evoluções. A ideia é padronizar todas as máquinas nessa versão mais nova da ferramenta", descreve.

Corinto Meffe, assessor da diretoria do Serpro, lembra que o Cacic contempla várias preocupações dos responsáveis pelos computadores instalados nas escolas, postos de serviços e outras máquinas da rede de administração pública. Junto ao controle patrimonial e de segurança – pois o sistema identifica qualquer subtração ou acréscimos de periféricos nos equipamentos -, fica mais fácil verificar se as máquinas têm capacidade suficiente para rodar novas aplicações. 

Evidentemente, outra vantagem é que se trata de uma ferramenta madura e sem custo de licenciamento. ”Estamos falando de recursos públicos investidos em um bem público, desenvolvido por entes do governo de forma consorciada. Ou seja, são instituições públicas gastando em um único sistema. Quantas vezes nós gastamos a mesma coisa várias vezes em licenças de softwares?", menciona Meffe.

Fonte: "Software público automatiza inventário de PCs no governo - Convergência Digital - Inclusão Digital." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=35062&sid=14#.Uk60t9JJPE0 (accessed October 4, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário