terça-feira, 15 de outubro de 2013

G1: Decreto vai obrigar uso de novo e-mail em todo o governo, diz ministro - notícias em Política


 
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo,
durante anúncio de municípios selecionados para o
programa Cidades Digitais.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta segunda-feira (14) que a presidente Dilma Rousseff deve assinar nos próximos dias um decreto que torna obrigatório o uso de um novo sistema de e-mails, mais seguro, em todos os órgãos do governo federal.

Nestre domingo (13), a presidente disse, por meio de sua conta no Twitter, que determinou a implantação de um sistema para proteger os e-mails do governo federal contra espionagem. “Determinei ao Serpro implantação de sistema seguro de e-mails em todo governo federal. Esta é 1ª medida para ampliar privacidade e inviolabilidade de mensagens oficiais”, disse Dilma no Twitter.

O anúncio se deu após revelações, pelo programa Fantástico, de que o governo dos EUA espionou a Petrobras, o Ministério de Minas e Energia e a própria presidente. Segundo Dilma, o sistema está sendo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

“Vamos transformar esse determinação [de uso do novo sistema de e-mail] em um decreto, que vai ser assinado por ela [Dilma]. Vamos ter um cronograma para implantar porque, se fôssemos implantar tudo simultaneamente, teríamos problemas técnicos”, disse o ministro Paulo Bernardo, em Brasília.

Sistema Expresso

De acordo com o Paulo Bernardo, ministérios e demais órgãos do governo federal deverão substituir, até o segundo semestre de 2014, os atuais serviços de e-mail em uso pela terceira versão do Expresso, programa desenvolvido pelo Serpro. A rede que será usada é a de empresas públicas como a Telebras e aDataprev, da Previdência Social.

Com isso, o governo federal será conectado por uma rede interna que, segundo o ministro, deve dificultar o acesso de espiões às mensagens trocadas pela presidente, ministros e funcionários públicos.

Bernardo disse que, no Ministério das Comunicações, o Expresso vai substituir o Outlook, da Microsoft. Esse processo deve ser concluído em novembro.

“Se [alguém do governo] se comunicar com uma rede aberta, com certeza vai ter o mesmo problema [de espionagem], o e-mail vai poder ser acessado. Agora, os e-mails trocados dentro da rede de governo vão ter total segurança”, disse o ministro, que admitiu que vazamentos podem ocorrer, mas afirmou que “pelo menos o Serpro não vai entregar de bandeja para o pessoal fazer a leitura.”

“Nós julgamos que as vantagens [de usar o sistema do Serpro] são de cumprir as obrigações de um país civilizado: não deixar que as contas de e-mails sejam devassadas, sejam invadidas, porque uma das coisas fundamentais é que as pessoas têm direito a uma comunicação com privacidade, com proteção de sigilo”, completou o ministro.

Fonte: Amato, Fábio . "G1 - Decreto vai obrigar uso de novo e-mail em todo o governo, diz ministro - notícias em Política." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/10/decreto-vai-obrigar-uso-de-novo-e-mail-em-todo-o-governo-diz-ministro.html (accessed October 15, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário