A Microsoft quer ganhar dinheiro não só com as vendas do Xbox One. A companhia planeja observar seus clientes o máximo que puder para vender dados a anunciantes e empresas de pesquisa.
A coleta será tão extensa que promete revolucionar o mercado. A Microsoft pretende utilizar os sensores do Kinect para observar a reação facial das pessoas quando elas assistem a determinada propaganda. Além disso, como o novo videogame terá integração à TV, será fácil até mesmo ouvir o que cada um diz quando está assistindo a determinado programa.
“Nós estamos tentando fazer uma ponte entre os mundos online e offline. Esse é um pouco do santo graal em termos de como você entende seus consumidores em 360º de suas vidas”, disse Yusuf Mehdi, vice-presidente de marketing e estrategia da Microsoft, ao Ad Age.
O novo Kinect consegue distinguir até seis vozes diferentes na mesma sala, ler movimentos esqueléticos, analisar a força muscular, perceber mudanças na cor da pele, e até mesmo reconhecer o batimento cardíaco e analisar a dilatação das veias sanguínesas.
Mehdi acredita que vender as informações dos usuários para empresas de pesquisa pode ajudar os anunciantes a conseguirem ideias melhores para engajar a audiência. Isso tudo pode até mesmo afetar o preço do produto, dependendo da reação das pessoas quando veem o anúncio.
Atualização: A Microsoft nega as informações. Segundo ela, foi tudo um erro de interpretação do AdAge, que não entrevistou o executivo, mas, apenas assistiu a uma palestra dele. Segundo a companhia, Mehdi estava falando de como o conteúdo poderia ser consumido tanto online quanto offline -- e não sobre vendas de dados.
Fonte: "Microsoft vai usar reação facial dos usuários para vender dados. Olhar Digital. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/38081/38081. Último acesso em 08/10/2013."
Fonte: "Microsoft vai usar reação facial dos usuários para vender dados. Olhar Digital. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/38081/38081. Último acesso em 08/10/2013."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário