terça-feira, 15 de outubro de 2013

Portal A TARDE: Bahia ganha dois prêmios em inovação

Joana Lopo

Foram 28 ganhadores entre 73 finalistas de 
diversas categorias, que concorrem ao prêmio
nacional

Indígenas Pataxós do município de Porto Seguro, no sul da Bahia, deixaram suas ocas para construir suas próprias casas. A iniciativa foi da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público ou Oscip, a Grin 9, que capacitou 142 índios para contruírem moradias de 50 m2. O projeto de autoconstrução teve investimento de R$ 2. 840 milhões, feitos pelo governo da Bahia e foi uma das instituições baianas a ser premiadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Foram doze empresas e Institutos de Ciência e Tecnologia (CTs) nordestinos que ficaram nas três primeiras colocações, em diferentes categorias. A Bahia se destacou, com dois dos quatro primeiros colocados.

A primeira etapa da premiação, que é a regional, ocorreu no domingo, 13, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de convidados e representantes das empresas ganhadoras. No total foram 28 ganhadores, entre 73 finalistas, nas diversas categorias, que agora concorrem a final nacional, que será realizada em Brasília, com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Com o prêmio de R$ 200 mil, a Grin 9 ganhou na categoria tecnologia Social. Para a coordenadora geral do projeto Celene Brito, o troféu foi em reconhecimento ao trabalho de capacitação dos índios que contribuirão com a economia local na construção de habitações. "Estamos satisfeitos com essa importante premiação e temos a expecatativa de poder capacitar ainda mais comunidades, inclusive a quilombola, que ainda está em fase de desenvolvimento do projeto", conta Brito.

Outra empresa baiana ganhadora foi a Cetrel na categoria Inovação Sustentável - Região Nordeste. Com o projeto "Gestão Integrada de Águas no Polo Industrial de Camaçari", a empresa foi destaque ao apresentar as ações desenvolvidas através do Programa de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Polo e do projeto Água Viva, voltados para a gestão, monitoramento, além do uso racional e sustentável da água no complexo industrial.

De acordo com o presidente da Finep, Glauco Arbix, a premiação é uma forma de estimular o desenvolvimento de inovações em diversos setores da sociedade. "As empresas brasileiras devem demonstrar a qualidade das suas tecnologias para produzirmos mais e melhor para desenvolver o Brasil. Estamos produzindo a nossa própira inovação e isso é muito importante, principalmente com a parceria das universidades e centros de pesquisa do País", disse ele no encerramento do evento.

Este ano foram 570 candidatos de diversas regiões do País, que concorreram nas nove categorias - Micro e Pequena Empresa, Média Empresa, Grande Empresa (apenas na etapa nacional), Instituição de Ciência e Tecnologia, Tecnologia Social, Inventor Inovador, Tecnologia Assistiva, Inovação Sustentável e Inovar Fundos. O maior número de inscritos foi na categoria Pequena Empresa, com 166 formulários preenchidos.

Fonte: Lopo, Joana. "Portal A TARDE - Bahia ganha dois prêmios em inovação." Portal A TARDE. N.p., n.d. Web. 15 Oct. 2013. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário