sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CIO: Bem-vindo à Internet das coisas. Por favor, verifique a sua privacidade na porta



Já teve a sensação de que todos os dispositivos inteligentes que você possui estão falando de você pelas costas? Houve um momento em que você seria considerado paranoico, se não totalmente delirante. Agora você é apenas parte da chamada Internet das coisas .

Goste ou não, a Internet das coisas já está aqui.

Recentemente, a FTC realizou um seminário para discutir a Internet das coisas , tendo como o orador principal o googler Vint Cerf, um dos pais da Internet. Não há muito o que discutir.

Por exemplo: que tipos de dados são coletados e o que acontece com eles? Como você pode controlar o que dispositivos com sensores "sabem" sobre você e quem mais fica a conhecndo essas informações também? O que você pode fazer para evitar que coisa inteligente grave informações sobre você? O que acontece se essas coisas forem hackeadas? Quais são os nossos direitos legais sobre esses dados, e como é que que a NSA está planejando para violá-los? 

Francamente, essa discussão já tem pelo menos dois anos de atraso.

Dispositivos inteligentes para todo ladoNa minha humilde morada mais de 30 dispositivos se conectem à Internet, muitos deles o fazem sem qualquer intervenção da minha parte. Além de computadores, laptops e smartphones, meu lar não chega a um lar de aparelhos de entretenimento: Roku, TiVo e Sonos. Não possuo uma TV inteligente, embora já tenha possuído uma por um tempo. Todos pingam informações sobre nós de forma rotineira.

Não tenho um sistema de segurança residencial Vivant, mas tenho câmeras de vigilância baseados em IP que uso para manter um olho em meu gato (que, ao que parece, dorme 23,5 horas por dia). Há um termostato Nest, um sensor de movimento WeMote para controlar a iluminação, e um aspirador Roomba. E, provavelmente, algumas outras coisas que eu nem me lembro.

Mas eu ainda não tenho uma geladeira inteligente ou um vaso sanitário inteligente, mas poderia ter, se fosse um pouco mais esperto.

Isso não é tudo. Eu também usa coisas inteligentes no meu corpo, como a Jawbone azul no meu pulso, que está lá para registrar o número de passos que eu dou a cada dia.

E ainda nem mencionei as coisas inteligentes coisas urbanas, como o Google Glass e o carro auto-dirigível do Google. Eu não tenho qualquer um desses dispositivos, ainda, mas um dia eu poderia ter.

Novos dados

Em outras palavras, o brilhante futuro prometido a mim quando criança pela ficção científica é muito bonito aqui, para salvar a falta de jet packs pessoais e colônias em Marte. Então, por que me sinto tão decepcionado? Talvez seja a falta de um teletransportador. Talvez eu tenha sido estragado pelo futuro "Star Trek".

Há, naturalmente, sérias questões sobre todas essas coisas, como descrito acima. Mas, em uma época em que os políticos eleitos são incapazes de fazer qualquer coisa além de brigar como crianças de três anos de idade em uma caixa de areia, não parece que estejamos no caminho de obter respostas muito boas - pelo menos, proteções legais - a qualquer uma delas. Isso deixa os nossos dados muito pessoais nas mãos do setor privado, que nunca se encontrou com informações que não deseje rentabilizar.

Minha companhia de seguros provavelmente gostaria de saber quantos passos eu ando a cada dia, para que possa ajustar meus prêmios. Hollywood estaria muito interessado no que eu gravo no meu TiVo, para que ele possa tentar me convencer a assistir mais. Por outro lado, o meu termostato residencial provavelmente vai me poupar dinheiro por tornar o meu consumo de energia mais racional. Um carro auto-dirigível é, provavelmente, muito melhor em negociação no tráfego pesado do que eu sou e não está inclinado para a raiva ao ser cortado na estrada por algum idiota em um SUV. Graças à Internet das coisas, eu poderia ser mais saudável, ter mais dinheiro no bolso, e viver um pouco mais.

Sempre haverá pessoas que vão pretendem rejeitar a onda IoT - os mesmos que se gabam como eles nunca usaram o Facebook ou o Twitter, tipicamente ao comentar sobre posts de seus dispositivos móveis. Bem, boa sorte com isso. Facebook e Twitter ainda são opcionais, mas não estou tão certo sobre se a Internet das coisas o será. Lembre-se, se você está lendo isso, você faz parte disso também.

Fonte: Cringely, Robert X. . "Bem-vindo à Internet das coisas. Por favor, verifique a sua privacidade na porta." CIO. http://cio.uol.com.br/tecnologia/2013/11/21/bem-vindo-a-internet-das-coisas-por-favor-verifique-a-sua-privacidade-na-porta/ (accessed November 22, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário