sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Folha de S.Paulo: Google vai lançar novo app de notícias para aparelhos móveis



O Google está fazendo nova tentativa de ingressar no negócio de notícias, desta vez com um app de notícias para aparelhos móveis, projetado para combinar múltiplas fontes em um leitor único e para aumentar a venda de assinaturas digitais.

O app, chamado Newsstand, é a mais recente tentativa da companhia para conquistar as editoras de notícias, como parte de uma relação de amor e ódio iniciada mais de 10 anos atrás.

A companhia de buscas anunciou que lançaria o serviço com 1,9 mil publicações, o que indica um relaxamento das tensões, já que os leitores acorreram em massa aos aparelhos móveis e os grupos de conteúdo agora se sentem mais confortáveis com os novos termos digitais de comércio determinados por empresas como Apple, Google e Amazon.

A nova abordagem do Google é uma mistura entre o Apple Newsstand, que age puramente como loja em que os leitores podem encontrar e baixar apps dos grupos de conteúdo, e o app de revistas Flipboard, que agrega conteúdo de diferentes fontes em uma interface unificada com jeito de revista.

Os leitores que encontrarem conteúdo por meio do app poderão clicar e se registrar para serviços gratuitos e pagos de notícias. O "Financial Times" está entre os diversos sites noticiosos de acesso pago, um grupo que inclui também o "New York Times" e o "Wall Street Journal", que estarão disponíveis no app desde o lançamento.

A nova abordagem marca uma virada de estratégia ante a tentativa passada do Google de ingressar no mercado de assinaturas noticiosas, três anos atrás. A companhia de buscas tentou tirar vantagem da incerteza que o setor de notícias sentia diante da comissão de 30% que a Apple cobrava sobre as assinaturas vendidas em sua loja iTunes, e em lugar disso propôs cobrar comissão de 10%.

Poucos grupos noticiosos assinaram, e o serviço, chamado OnePass, fechou as portas um ano mais tarde. O Google se recusou a comentar sobre a comissão que cobrará sobre as assinaturas vendidas pelo Newsstand, mas uma pessoa conhecedora do modelo disse que será de 30%. Isso se tornou "praticamente o padrão setorial, a esta altura", e as editoras estão acostumadas a ele, disse Ken Doctor, analista do setor noticioso na Outsell.

Em lugar de concorrer em preço, o Google quer usar sua principal arma na guerra dos aparelhos móveis: o alcance do sistema operacional móvel Android, que no momento equipa 80% dos smartphones vendidos. O app Newsstand será padrão em todos os smartphones Android, e estará disponível na loja Google Play.

Os usuários dos aparelhos móveis Apple ainda compram mais conteúdo para seus aparelhos, o que faz deles um mercado mais atraente para as empresas de notícias, mas o alcance crescente do Android se tornou um forte argumento de vendas para o Google, segundo Doctor.

Alex Hardiman, diretor de produtos móveis do "New York Times", disse que a abordagem do Google, de permitir que as editoras estabeleçam conexões diretas com seus leitores e obtenham novos assinantes por meio de seu app, ecoa a nova estratégia de sua companhia, de atingir os leitores por meio de múltiplos canais móveis.

Fonte: WATERS, RICHARD . "Folha de S.Paulo." Folha online. http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/11/1374782-google-vai-lancar-novo-app-de-noticias-para-aparelhos-moveis.shtml (accessed November 22, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário