segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Folha de S.Paulo: Robô Ludwig ensina física em videogame para PC


Ludwig, protagonista de game com o mesmo nome, é um simpático robozinho espacial cuja nave se espatifou na Terra no ano de 2089.

Para consertá-la, ele precisa encontrar os materiais necessários em nosso planeta enquanto encara outra missão, tão difícil quanto fazer seu veículo voltar a voar: ensinar, de forma divertida, disciplinas como física, química, matemática e biologia.

Diferentemente da maioria dos videogames educativos, "Ludwig" foi desenvolvido com uma estrutura análoga à dos "principais livros didáticos encontrados nas salas do ensino fundamental", segundo a Ovos, empresa sueca responsável pelo jogo.

"Acreditamos que os jogos de computador são uma das ferramentas mais interessantes para o ensino deste século", diz Jörg Hofstätter, presidente-executivo da Ovos.

Por meio de uma série de atualizações para o seu corpo mecânico, Ludwig destrava ferramentas para analisar e compreender conceitos cada vez mais complexos.

Depois de 5 anos de desenvolvimento, "Ludwig" será lançado neste fim de semana, durante o evento Games for Change, que debate o uso de jogos na educação, saúde e outros setores.

O projeto foi financiado pelo ministério da Educação austríaco e será distribuído no Brasil em parceria com o UOL, empresa do Grupo Folha, que edita a Folha.

"Ludwig representa um importante passo na discussão sobre a relação entre educação, cultura e novas mídias", diz Gilson Schwartz, diretor do Games for Change da América Latina. "Escolas e outras organizações estão descobrindo como os games podem mudar não apenas a sala de aula, mas o relacionamento entre estudantes, professores e sociedade".

O robô não sabe nada sobre as leis da física da Terra -ele é, afinal, um alienígena de um planeta distante.

À medida que o jogador explora a Terra com Ludwig, por quatro ambientes diferentes, informações são armazenadas sobre combustão, energia hidráulica, energia eólica e energia solar.

Todas as lições são muito bem encaixadas no enredo e o conteúdo é apresentado de forma orgânica. Os gráficos são bem polidos e os controles intuitivos. "O game não foi feito para substituir o ensino tradicional ou o livro didático, e certamente também não para tomar o lugar do professor ou a professora", diz Hofstätter.

"Mas nós vemos isso como uma espécie de complemento. Os educadores podem utilizar 'Ludwig' para aumentar o interesse dos alunos pelas disciplinas e dar exemplos de problemas que parecem muito abstratos", completa.

"Ludwig" é projetado para ser divertido de jogar e funcionar mesmo se o usuário não estiver focado em estudar, mas o jogo é otimizado para ser usado em escolas --cada cópia de "Ludwig" vem junto com um conjunto de materiais didáticos para professores, para apoiar a incorporação de jogo na sala de aula.

O lançamento é só no próximo sábado, na USP, mas o jogo já está disponível para venda em playludwig.com . Custa R$ 19,90, mas tem uma versão de demonstração gratuita disponível no site.

Fonte: ORRICO, ALEXANDRE. "Folha de S.Paulo." Folha online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/11/1375263-robo-ludwig-ensina-fisica-em-videogame-para-pc.shtml (accessed November 25, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário