terça-feira, 19 de novembro de 2013

INFO: Como redes sociais corporativas podem estimular a inovação


Pedro Handam/EXAME.com
Inovação: funcionários criam perfis e podem sugerir novas ideias por meio de redes sociais corporativas

Atentas aos movimentos na internet, muitas empresas já estão criando as suas próprias redes sociais corporativas. A ideia é não parar no tempo e conseguir levar as mudanças na forma de se comunicar para dentro do ambiente de trabalho.

"Chegamos a proibir conversas de funcionários em redes sociais abertas, mas percebemos que o problema estava do nosso lado, que não estávamos sendo eficientes na hora de comunicar. Então decidimos parar de remar contra a maré e estimular o acesso", diz Luciano Bottura, gerente de comunicação da Sony, companhia que, em setembro, criou a sua própria comunidade de relacionamento na internet. Chama de GoMarket, a rede tem acesso limitado aos profissionais de promoção, marketing, treinamento, comunicação e vendas, mas ainda deve ser aberta a toda a equipe. Dos cerca de 3 mil funcionários da empresa no Brasil todo, mil já estão conectados pela ferramenta. 

Outras corporações já pensam mais à frente e usam as redes sociais para fomentar o desenvolvimento de um componente que hoje é essencial para quem quer ser líder de mercado: a inovação. Uma delas é a Sanofi. O Programa Idealizar foi implantado em toda a compania no início de 2012 e através dele já surgiram mais de 360 ideias. 

Funciona como uma rede social tradicional. Cada colaborador cria o seu perfil e pode sugerir novos produtos e processos para a companhia. "Na própria plataforma, explicamos o que é inovação para orientar as sugestões. Nosso recorte é: algo novo, pelo menos para a indústria farmacêutica, e que gere resultados de médio a longo prazo para a empresa", diz Carolina Wosiack, gerente de desenvolvimento estratégico da Sanofi e responsável pelo programa. 

Assim como no Facebook, por exemplo, para cada ideia que surge no Idealizar, há os botões de curtir e espaço para comentários. Assim, uns podem colaborar com a criação dos outros. "Noventa por cento das ideias começam de um jeito e terminam de outro", afirma Carolina.

De todas as sugestões que nasceram no projeto, cerca de 14% estão sendo analisadas ou colocadas em prática, as chamadas potenciais. Para chegar a ser implementada, cada ideia precisa passar por dois filtros. No primeiro, o Comitê de Gestão da Inovação da Sanofi verifica o seu grau de novidade, o retorno que ela trará para a companhia, e se é rentável ou não. 

Fonte: Melo, Luísa . "Como redes sociais corporativas podem estimular a inovação." INFO. N.p., n.d. Web. 19 Nov. 2013. .

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