quarta-feira, 27 de novembro de 2013

R7: Token é usado por criminosos para roubar dinheiro de internautas


Crimes na internet acontecem por "falta de atenção 
de usuários".

Não é de hoje que crimes na internet acontecem. O comerciante Rubens Moral já foi vítima de hackers ao tentar pagar suas contas por meio do site do banco Itaú.

O comerciante estava em sua loja para realizar pagamentos no site e não percebeu que seria vítima de um crime eletrônico. Ele entrou na suposta página do banco, preencheu as informações usuais e utilizou o token. Após a operação surgiu uma tarja de carregamento da página que não parava de carregar. Rubens percebeu que poderia estar sendo vítima de algum golpe na internet.

— Apareceu um informativo do bankline 30 horas, que pedia para atualizar meus dados pessoais. Preenchi os dados e apareceu uma mensagem dizendo para eu não mexer no mouse e nem no teclado. O processo demorou muito, então resolvi desligar a internet. A página travou, desliguei o computador e depois reiniciei, mas a página não desapareceu. Fui até o outro computador e verifiquei, havia sido uma vítima.

Rubens foi até a agência Itaú do Jardim Guedala, que segundo ele, foi atendido bem e a gerência foi acolhedora. O banco Itaú ressarciu o valor que foi perdido, Rubens não quis dizer o valor.

— É meio burrice da gente, temos que nos policiar, utilizar o antivírus e ficar atentos nas páginas que utilizemos. 

Segundo o coordenador do curso de tecnologia em sistema para internet do Centro Universitário Senac Thiago Claro, a culpa não é propriamente do banco, pois eles possuem sistema e dicas para que isso não aconteça com o cliente, além de deixar claro para que os usuários não disponibilizem suas senhas em outros locais que não seja o próprio site.

— Geralmente, nos bancos há equipes para gerenciar e monitorar os sites para que não aconteçam esses tipos de erros, além de tomarem medidas possíveis. 

Para o especialista esses erros acontecem porque as pessoas não prestam atenção onde digitam suas senhas, e ainda, para ele as pessoas ignoram os avisos deixados pelos bancos. 

— Não tem uma forma para evitar, mas é possível limitar o risco com a instalação de um antivírus, mesmo que não seja algo seguro. Mas, além disso, averiguar o https que assegura que o site seja verdadeiro. 

A Delegacia de Crimes, no bairro do Carandiru em São Paulo, informou que já ocorreram 386 ocorrências desde janeiro de pessoas que foram vítimas de hackers. Os crimes mais comuns são chamados de fraudes patrimoniais, ou seja, a vítima está realizando algum pagamento ou comprando algo na internet.

Fonte: "R7 - Notícias." Token é usado por criminosos para roubar dinheiro de internautas. http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/token-e-usado-por-criminosos-para-roubar-dinheiro-de-internautas-20131127.html (accessed November 27, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário