quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

COMPUTERWORLD: Dimension Data investe em data center no Brasil para explorar nuvem


Companhia vai ofertar serviços de IaaS e SaaS para empresas brasileiras e de outros países da América Latina por meio de infraestrutura de terceiros.



A provedora de serviços de TI sul-africana, Dimension Data, amplia investimentos no Brasil e anuncia a instalação seu primeiro data center no País para explorar negócios com cloud computing. A empresa vai oferecer infraestrutura como serviço (IaaS) e software sob demanda (SaaS) em rede privada, pública e híbrida.

Para se lançar nesse mercado, a companhia optou por não construir data center próprio, mas utilizar a infraestrutura de terceiro. Marcelo Menta, presidente da Dimension Data Brasil, argumenta que estudos de viabilidades do projeto demonstraram que não valia a apena investir nesse tipo de empreendimento. “Comparamos os custos e a conta não fechou. Como temos bastante espaço no Brasil, optamos pelo colocation”, justifica o executivo.

As negociações estão sendo conduzidas com três provedores de data center que são Terramark; Equinix, controlador da Alog; e o prestador de serviços mineiro Ativas. Segundo Menta, há possibilidade de escolha de dois parceiros. 

O objetivo da Dimension Data com uso da infraestrutura terceirizada é atender clientes do Brasil e de outros países da América Latina. A entrega das ofertas de nuvem está prevista para começar no início do próximo ano. 

Sem revelar investimentos no projeto, Menta afirma que a meta da nova unidade de negócios é conquistar 500 clientes no prazo de um ano e contribuir com cerca de 20% da receita local da companhia, cujo valor também não foi divulgado. O executivo diz apenas que a operação brasileira responde por 5% do faturamento global do grupo que foi de US$ 5,8 bilhões em 2012. 

A Dimension Data já comercializava serviços de nuvem no Brasil, com hospedagem em data centers da companhia no exterior. Esse negócio já representa entre 10% e 12% da receita da filial brasileira. A expectativa de Menta é que o investimento em data center local ajude a companhia a bater a sua meta de crescimento de 40% projetada para 2014.

Juntamente com o data center do Brasil, a Dimension Data anunciou inauguração de outras três unidades focadas na venda de cloud computing. Duas delas nos Estados Unidos e uma no Canadá. Com os quatro sites, a companhia soma agora 42 data centers espalhados ao redor do mundo. 

Fonte: SOARES, EDILEUZA . "COMPUTERWORLD - O portal voz do mercado de TI e Comunicação." Computerworld. N.p., n.d. Web. 4 Dec. 2013. http://computerworld.uol.com.br/negocios/2013/12/03/dimension-data-investe-em-data-center-no-brasil-para-explorar-nuvem/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário