segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Folha de S.Paulo: Sistema operacional da Microsoft entra no radar dos criadores de apps


Demorou, mas o Windows Phone parece ter entrado no radar de quem desenvolve aplicativos.

Lançada em 2010, a plataforma ainda apresenta números modestos ante a concorrência (tem cerca de 160 mil apps contra mais de 1 milhão da App Store e do Google Play), mas algumas das ausências importantes foram sanadas.

Só recentemente Waze, Instagram e Vine foram acrescentados à lojinha de apps do Windows Phone. Para o ano que vem são esperados Flipboard, Plex e Mint, além de jogos como "Talking Tom" e "Fifa 14".

Apesar da interface elogiada e dos bons recursos, a falta de aplicativos sempre foi considerada o maior obstáculo para o sistema da Microsoft.

Em agosto, Nick Landry, um desenvolvedor de apps dos EUA, fez um levantamento com os 100 aplicativos mais populares (jogos excluídos) na App Store, da Apple, que também estavam disponíveis para Windows Phone. A loja da Microsoft tinha 64 deles.

Recente pesquisa da consultoria Strategy Analytics mostra o crescente interesse dos desenvolvedores. A empresa perguntou a 1.600 deles em quais plataformas trabalhariam em 2014: 32% apontaram o Windows Phone (em 2013, eram 16%).

O número ainda é pequeno frente ao Android (84%) e iOS (68%), mas o crescimento do Windows Phone, que vai dobrar sua fatia, é o maior entre todos.

A maior parte desses profissionais afirmou que a principal razão para oferecer suporte a um sistema operacional é a base de usuários. Nesse sentido, a estreita relação entre Nokia e Microsoft parece finalmente render frutos.

Segundo a consultoria IDC, o Windows Phone ficou com 3,6% do mercado mundial -no mesmo período de 2012 tinha 2%. Em um ano, porém, as vendas de aparelhos com o sistema cresceram 156%. Sozinha, a Nokia respondeu por mais de 90%.



Fonte: Romani, Bruno. "Folha de S.Paulo." Folha online. N.p., n.d. Web. 16 Dec. 2013. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/12/1385329-sistema-operacional-da-microsoft-entra-no-radar-dos-criadores-de-apps.shtml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário