sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

INFO: Site ajuda a descobrir se você foi afetado por vazamentos de senhas



O recente vazamento de dados da Adobe afetou ao menos 30 milhões de usuários de toda a internet. Mas ele não é único que aconteceu nos últimos meses, e justamente por isso o site “Have I Been Pwned” pode ser tão útil – a página ajuda a descobrir se seu e-mail e, possivelmente, sua senha estavam entre as informações roubadas em crimes virtuais.

Por ora, a página pesquisa apenas em cinco websites atacados. Além da página da Adobe, estão incluídos na lista os endereços do Stratfor, do Gawker, do Yahoo! e da Sony. No entanto, nenhum dos quatro teve mais usuários afetados quanto a desenvolvedora do Photoshop: o serviço lista 152 milhões de contas com dados comprometidos, contra 852 mil do Stratfor, segundo no ranking do “Have I Been Pwned”.

Usar a página é fácil: basta digitar o endereço de e-mail no campo em branco e apertar “pwned?”. Quem cuida do site é o especialista em segurançaTroy Hunt, o que significa que seu precioso contato não deverá ficar em risco. Se a conta tiver sido afetada, um alerta aparecerá logo abaixo do campo, explicando todo o contexto do vazamento.

Aliás, ao saber que você foi afetado pelo vazamento, vale acessar as configurações do e-mail e trocar a senha. E não só dessa conta, como também de todas as outras que forem protegidas pela mesma combinação de letras e números – assim, evita-se que um cracker com uma senha em mãos consiga prejudicar você ainda mais.

Fonte: Gusmão, Gustavo . "Site ajuda a descobrir se você foi afetado por vazamentos de senhas." INFO. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/12/site-ajuda-a-descobrir-se-voce-foi-afetado-por-vazamentos-de-senhas.shtml (accessed December 6, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário