sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

MundoBit: Sanção tecnológica dos EUA não é bom para a democracia no mundo


O líder norte-coreano Kin Jon Un usa smartphone: 
sanções são contraproducentes.

O Governo dos EUA vem adotando sanções de algumas tecnologias para regimes opressores. Mas essa iniciativa pode não ser muito interessante para democracia segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta (5).

O relatório da New America Foundation garante que as políticas de sanções “estão, em grande parte, obsoletas no reconhecimento de como a tecnologia das comunicações pode beneficiar tanto a população civil quanto servir aos objetivos americanos mais amplos de política externa”. As informações foram divulgadas pela AFP.

Os especialistas acrescentam que as sanções “têm, frequentemente, consequências negativas nas populações dos países sancionados, ajudando involuntariamente os regimes repressivos que tentam controlar o acesso à informação dentro de suas fronteiras”. A New America Foundation defendeu a criação de “sanções inteligentes”, que poderiam impedir que governos específicos tivessem a capacidade de controlar e silenciar os movimentos de oposição, ao mesmo tempo em que permitiriam um maior acesso às ferramentas de comunicação pessoal.

“Essas tecnologias aumentam a capacidade dos cidadãos para acessar e compartilhar informação e se comunicar entre si”, explicou Danielle Kehl, uma das autoras do informe. O texto examina as sanções contra Irã, Síria, Sudão e Coreia do Norte, onde as empresas americanas são proibidas de vender diferentes tipos de equipamentos de telecomunicações.

Em um fórum para debater o relatório, os pesquisadores disseram que os cidadãos desses países costumam usar softwares obsoletos, cheios de falhas de segurança e que podem ser facilmente aproveitados pelos regimes. [Com AFP]

Fonte: Floro, Paulo . "Sanção tecnológica dos EUA não é bom para a democracia no mundo." NE10. http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2013/12/05/sancoes-tecnologicas-dos-eua-afetam-movimentos-democraticos/ (accessed December 6, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário