segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Olhar Digital: Gigantes de internet se unem contra espionagem dos EUA


Oito das maiores empresas de internet dos Estados Unidos (e do mundo) se uniram para enfrentar as políticas de espionagem do governo local. Google, Microsoft, Apple, Facebook, Twitter, LinkedIn, Yahoo e AOL enviaram carta aberta ao presidente Barack Obama cobrando mudanças.

"A segurança dos dados de usuários é crítica, razão pela qual nós investimos tanto em criptografia e lutamos por transparência acerca de solicitações por informações pelo governo", diz um trecho da carta, conforme repercutido pela Reuters.

"Isso é afetado pela aparente coleta de dados no atacado, de maneira secreta e sem supervisão independente, conduzidas por muitos governos ao redor do mundo. É tempo de uma reforma e pedimos ao governo dos EUA que lidere este caminho."

Na semana passada Obama prometeu que tentará fazer mudanças na conduta da NSA, a agência de segurança nacional do país, órgão que está por trás dos escândalos de espionagem denunciados pelo ex-colaborador Edward Snowden (saiba mais).

A Microsoft também se mexeu, afirmando que pretende contestar judicialmente qualquer tentativa de avanço das autoridades na intenção de requerer dados de seus clientes (confira aqui).

Fonte: "Gigantes de internet se unem contra espionagem dos EUA." Olhar Digital. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/gigantes-de-internet-se-unem-contra-espionagem-dos-eua/39248 (accessed December 9, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário