sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

SECOM - BA: Reunião de Avaliação Estratégica Plenária


Assinatura de contrato com a Prodeb foi o destaque da última RAE Plenária de 2013. Encontro abordou conquistas e dificuldades enfrentadas pelo órgão no decorrer do ano de 2013.


Em solenidade realizada na tarde de ontem (19) durante a última Reunião de Avaliação Estratégica Plenária do ano de 2013, o Procurador Geral do Estado, Rui Moraes Cruz, e o Diretor Presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), Álvaro Ferreira Santos, assinaram um contrato para o desenvolvimento do Sistema Informatizado de Gerenciamento e Cobrança da Dívida Ativa Não Tributária (SIGANT). A nova ferramenta permitirá a gestão da dívida não tributária trazendo mais celeridade e eficácia à recuperação destes créditos.

Para a procuradora Cristiane Santana Guimarães a assinatura do contrato é uma forma de modernizar o aparato estatal sem que seja necessário transferir conhecimento para a iniciativa privada. “Nosso objetivo aqui é mostrar que é possível ter excelência mesmo se tratando da coisa pública. É buscar eficiência e eficácia, mas deixar o aprendizado na casa”, destacou.

Álvaro Ferreira Santos, por sua vez, afirmou que a PGE é parceira prioritária da Prodeb, já tendo atuado junto à mesma em projetos bem sucedidos, e que a assinatura do documento representa a materialização do objetivo colocado pela Procuradoria. “Este contrato confirma a proposta da Prodeb de bem servir o Estado e o cidadão”, pontou.

Dando prosseguimento ao evento, que tinha por objetivo a consolidação das informações acerca dos projetos em desenvolvimento na Procuradoria, o Procurador Geral falou das conquistas e dificuldades enfrentadas pelo órgão no decorrer do ano de 2013, bem como esclareceu a todos acerca da orientação e das diretrizes adotadas em face de alguns dos eventos impactantes ocorridos no período.

Rui Cruz falou ainda sobre a proposta de revisão da Lei Orgânica da PGE que busca adequar o modelo organizacional à realidade que o órgão vive hoje. “Este é, sem dúvida, um momento de buscarmos novas soluções para as dificuldades que nos têm sido apresentadas e de rediscutirmos nosso modelo organizacional buscando o melhor caminho a trilhar”, analisou.

O Procurador Geral fez menção à entrada dos novos servidores aprovados no concurso realizado pela PGE este ano o que, para ele, será um reforço muito importante para o quadro funcional do órgão. “A realização do concurso é a concretização de um sonho antigo da PGE”, comemorou.

A Procuradora Geral Adjunta e Coordenadora do Núcleo de Modernização (NEMAE), Joselita Cardoso Leão, chamou atenção para a importância do momento que o órgão vive hoje e de todas as transformações pela qual vem passando. “A vida é um processo. A realidade muda, as necessidades mudam, a conjuntura muda. Por isso, não podemos ter a pretensão de construir algo definitivo. Este novo modelo de gestão que estão implantando na Procuradoria é único e especial. A PGE não pode deixar de desenvolver sua gestão nestes moldes, de maneira participativa”.

A procuradora afirmou também que 2014 será para a PGE um ano voltado para gestão de recursos humanos, segundo ela o ativo mais valioso de qualquer organização. “Quando conseguirmos criar um ambiente saudável e acolhedor na PGE conseguiremos crescer junto com o órgão. É das pessoas que depende o sucesso da organização. Elas precisam estar integradas de forma emocional com a instituição, terem aquele sentimento de pertencimento”, observou.

Ainda como parte da programação, foi exibido o vídeo “Uma visão lúdica dos projetos em curso”, editado e apresentado pelo procurador André Luiz Peixoto Fernandes. Em seguida alguns gestores de projetos na PGE se manifestaram voluntariamente sobre aspectos relevantes do trabalho desenvolvido por suas equipes.

Também na tarde de ontem, o Diretor Geral da Procuradoria, Antônio Márcio de Amorim Ramos apresentou dados estatísticos sobre a execução orçamentária do órgão e o convênio com o BNDES e falou acerca da capacidade de investimento do órgão. Em seguida o Gestor Público Célio Silveira Alcântara discorreu acerca dos indicadores obtidos lembrando a importância de medir os resultados das ações. “É importante medir para saber se estamos caminhando bem”, afirmou.

Os trabalhos foram encerrados com uma explanação do procurador Hélio Veiga Peixoto do Santos que fez um breve relato sobre o desempenho da PGE no monitoramento dos procedimentos administrativos destinados ao pagamento de precatórios no TJ/BA.

Fonte: "Secretaria de Comunicação Social - BAHIA." SECOM. http://www.comunicacao.ba.gov.br/fotos/2013/12/19/reuniao-de-avaliacao-estrategica-plenaria (accessed December 20, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário