terça-feira, 13 de agosto de 2013

Convergência Digital: Uso da nuvem revigora TI verde

Uso da nuvem revigora TI verde


Estudo realizado pela Global e-Sustainability Initiative (GeSI) no Brasil, Canadá, China, República Checa, França, Alemanha, Indonésia, Polônia, Portugal, Reino Unido e Suécia, comprova que o uso de serviços de e-mail na nuvem, CRM e groupware pode eliminar as emissões anuais de 4,5 milhões de toneladas de CO2. Isso representa cerca de 2% da pegada de carbono total da área de TI nos países pesquisados, o equivalente às emissões de 1,7 milhões de veículos rodando nas grandes cidades.

O uso de serviços multi-cliente baseados em nuvem pode reduzir cerca de 92% do número de servidores que atuam internamente nas empresas, de acordo com o estudo. Considerando os 11 países avaliados pela GeSI, as economias de custo poderiam subir para 2,2 bilhões de dólares, mas se o uso da nuvem fosse comum na maioria das empresas ao redor do mundo eliminaria 9,1 gigatoneladas de emissões de CO2 e resultaria em uma economia de 1,9 bilhões nos custos de energia em 2020.

"Os resultados do estudo mostram que, ao contrário da percepção de que os data centers de serviços na nuvem consomem muita energia, a eficiência energética da infraestrutura de nuvem é de grande magnitude", disse o líder do estudo, Peter Thomond. No final do ano passado, um outro levantamento, realizado pela AT&T, mostrou que até 2020, grandes companhias americanas que utilizam computação em nuvem podem conseguir uma economia de US$ 12,3 bilhões e reduções anuais de emissões de carbono equivalentes a 200 milhões de barris de petróleo – suficientes para abastecer 5,7 milhões de carros por um ano. Também elencou as vantagens do uso da computação na nuvem:

Além do valor agregado previsto, a redução de emissão de carbono de 85,7 toneladas por grandes companhias americanas, a computação em nuvem pode:

·Ajudar usuários a evitar investimentos de capital diretos em infraestrutura;

·Melhorar o tempo de colocação no mercado, uma vez que um novo servidor pode ser criado e colocado online em minutos;

·Fornecer maior flexibilidade, pois, em nuvem as empresas podem pagar pelo uso de capacidade extra apenas quando precisarem;

·Evitar a contínua manutenção da capacidade em excesso necessária para se lidar com picos;

·Melhorar a automação que auxilia a lidar com as eficiências de processo.

Fonte: "Uso da nuvem revigora TI verde - Convergência Digital - Cloud Computing." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34524&sid=97#.UgovBdIp9Ns (accessed August 13, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário