quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

COMPUTERWORLD: IBM lança arquitetura X6 que otimiza servidores x86 para virtualização, cloud e Analytics


Nova família de servidores, anunciada hoje, dobra o desempenho dos servidores X5e promete máxima escalabilidade e flexibilidade


Com o aumento dos custos, das cargas de trabalho e as exigências por disponibilidade 24×7, não há espaço nos data centers para servidores de baixo desempenho, subutilizados ou não confiáveis. As soluções implementadas precisam ser ágeis, modulares e resilientes, capazes de retorno mais rápido do que nunca. Pensando em atender a essas exigências do mercado, a IBM anunciou hoje a sexta geração da sua Enterprise X-Architecture, com os mais novos processadores Intel, otimizados para virtualização, cloud e Analytics.

Os modelos System x3850 X6, com quatro soquetes, System x3950 X6 com oito soquetes, e o Flex System x880, além do servidor de armazenamento M4 BD x3650 System, um rack de dois soquetes com suporte para até 14 unidades de entrega de até 56 terabytes de armazenamento de alta densidade, já estão disponíveis para entrega. Inclusive no Brasil. "Temos condições de entregar as primeira unidades, ainda importadas, no fim de março. Mas a intenção é a fabricação local. Nos atrasamos um pouco no PPB, por isso, a produção aqui está prevista para iniciar no fim do segundo trimestre", explica Adriano Bolzani, executivo da área de servidores da IBM Brasil.

A expectativa da IBM é de que os X6 atendam às necessidades de clientes de servidores da geração X5 já com três a quatro anos de uso e novos clientes às voltas com implementações de SAP Hana, banco de dados, virtualização, e, principalmente, Cloud, Big Data e Analytics.

Com tempo de resposta de 4m para lidar com 12,4 terabytes de dados (capacidade do canal de armazenamento da memória eXFlash), expansão de 2 a 8 processadores Intel de diferentes gerações (está preparado para suportar as próximas duas gerações lançadas pela Intel, além da geração atual), os servidores X6 permitem personalizar o sistema para as necessidades atuais, proporcionando capacidade de reação à evolução das cargas de trabalho.

"Na nossa opinião, os novos servidores X6 entregam aumentos significativos, tanto em processamento quanto em escalabilidade de memória, oferecendo o máximo de desempenho para aplicações corporativas. X6 é o primeiro servidor IBM projetado desde o início para ser otimizado para a memória flash", afirma Alex Yost, Vice-Presidente responsável globalmente pela linha de negócios X86 da IBM.

Os recursos para expansão de memória oferecem três vezes mais escalabilidade que as próprias máquinas atuais da família X5 e a concorrência. Por isso, segundo a IBM, os servidores X6 podem fornecer, significativamente, menor latência para operações de banco de dados, reduzindo custos de licenciamento e de armazenamento, em alguns casos eliminando a necessidade de armazenamento externo SAN/NAS.Já o FlashSystem 840 oferece quase o dobro da largura de banda e o dobro do desempenho - 1.1m IOPS - de seu antecessor, o FlashSystem 820 - tornando-se ideal para bancos de dados analíticos, infraestruturas de virtualização e nuvens públicas e privadas. Com suporte para até 48 terabytes de capacidade utilizável em uma unidade de 2U, a all-Flash array também possui a tecnologia IBM MicroLatency que acelera significativamente o tempo de acesso aos dados a partir de milissegundos para microssegundos (menos de 135 microssegundos) dando às organizações percepções acionáveis ​​mais rápido do que as análises de dados de tempo

Fonte: DE LUCA, CRISTINA . "COMPUTERWORLD - O portal voz do mercado de TI e Comunicação."Computerworld. N.p., n.d. Web. 16 Jan. 2014. http://computerworld.com.br/negocios/2014/01/16/ibm-lanca-arquitetura-x6-que-otimiza-servidores-x86-para-virtualizacao-cloud-e-analytics/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário