George Frey - 26.abr.13/Getty Images/AFP
Representações físicas da moeda virtual
Bitcoin em Sandy, Utah (EUA); Rússia proibiu seu uso
Autoridades russas emitiram alertas contra o uso de Bitcoin, dizendo que a moeda virtual pode ser usada para lavagem de dinheiro ou "terrorismo financieiro" e que tratá-lo como uma moeda paralela é ilegal.
"Sistemas para pagamentos anônimos e cibermoedas que ganharam circulação considerável –incluindo a mais conhecida, Bitcoin– são substitutos de dinheiro e não podem ser usados por indivíduos ou entidades legais", disse o escritório geral da promotoria russa na quinta-feira (6).
O órgão adicionou que a Lei russa estipula que o rublo é a única moeda oficial e que introduzir qualquer outra unidade monetária ou substituto é ilegal.
O banco central russo também disse no dia 27 de janeiro que o comércio de Bitcoin é altamente especulativo e que a unidade tem um risco grande de perder seu valor.
"Cidadãos e entidades legais correm o risco de serem levadas –mesmo que sem intenção– a atividades ilegais, incluindo lavagem de dinheiro obtido por meio de crimes, assim como terrorismo financeiro", disse.
O escritório geral da promotoria disse que estava trabalhando com o banco central e outras agências governamentais para apertar a regulação e prevenir infrações cometidas por meio do uso de 'pseudo-moedas'.
A comunidade do Bitcoin nos EUA, mais desenvolvida que a da Rússia, já vem sendo escrutinada intensamente ao passo que autoridades descobrem atividade ilegal realizada usando a moeda digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário