quarta-feira, 12 de março de 2014

COMPUTERWORLD: Falta de conhecimento de empresas reduz adoção de ERP na nuvem

Principais razões para o declínio são desconhecimento sobre ofertas na cloud, risco e medo de quebra de segurança aponta estudo da Panorama Consulting.

Qualquer tipo de projeto que envolva sistemas corporativos contempla risco. Estudo mais recente conduzido pela consultoria norte-americana Panorama Consulting mostra que 54% dos projetos de ERP ficaram acima do orçamento inicial, contra 53% do estudo publicado em 2013. Já os atrasos de execução saltaram de 61 % para 72% na variação anual.



Foram pesquisadas 192 empresas com faturamento anual entre 25 milhões e dois milhões de dólares. A boa notícia é que o custo médio dos projetos caiu drasticamente, de 7,1 milhões em 2012 para 2,8 milhões de dólares em 2013. Além disso, 66% dos entrevistados confessaram que conseguiram concretizar mais de metade dos benefícios esperados do projeto – o valor deste indicador aumentou 6% na variação anual. Apenas 9% disseram que obtiveram 81% ou mais dos benefícios previstos.

A maioria dos entrevistados apontou as “questões organizacionais” como as principais razões para os atrasos nos projetos. Trata-se de outra mudança relevante em relação ao último levantamento, no qual o “aumento da abrangência do sistema" ou a " expansão do tamanho original do projeto" eram os aspectos mais citado. É crucial que as empresas com projetos de ERP obtenham a cooperação dos empregados, para manterem a implantação em curso, diz a Panorama.

“Agora, mais do que nunca, os nossos resultados reforçam a importância da mudança organizacional e da gestão de processos de negócios e o seu impacto na duração implantação”, afirma o estudo.

Embora a maioria das empresas esteja satisfeita com com o seu ERP, "essa satisfação nem sempre indica que o projeto alcançou um ROI elevado", diz o relatório da Panorama. "O verdadeiro sucesso ERP é medido em benefícios, ganhos de eficiência e qualquer coisa que a organização considere importante quando a implementação começou. Com as organizações reduzam suas expectativas em relação aos benefícios reais do projeto, a satisfação é compreensivelmente fácil de obter", argumentam os autores do estudo.





Os principais motivos citados para a implementação de ERP foram "melhorar o desemprenho dos negócios" (15%), "obter melhor integrar os sistemas em vários locais" (14%), "melhor servir os clientes" (12%) e "assegurar a elaboração de relatórios de conformidade regulamentar (11%).


Cai a opção pelo ERP na nuvem
Em termos de fornecedores escolhidos, as soluções SAP são as mais frequentemente selecionadas, seguidas por soluções Oracle e Microsoft. A maioria dos inquiridos (86%) tem implementado ou está em processo de implementação de software ERP on-premise. Isto é um aumento significativo em relação ao ano passado, onde apenas 61% haviam implementado software local. Apenas 15% das organizações está implementando ERP na nuvem. Em comparação com o relatório do ano passado houve uma pequena queda na adoção de software ERP em nuvem: de 18% para 15%.



As maiores razões para a não adoção da nuvem, segundo os entrevistados, são a " falta de conhecimento sobre ofertas de nuvem" ( 45%) e o "risco / medo de quebra de segurança "(30%). Embora as ofertas de ERP em nuvem estejam crescendo, as organizações ainda se preocupam com o risco de violações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário