terça-feira, 25 de março de 2014

Folha online: Google usa rede social Plus para coletar mais dados sobre usuários


O Google Plus parece uma cidade fantasma. Quer ver o bebê do seu antigo colega de faculdade ou publicar sua programação de férias? Há grande probabilidade de que você usará o Facebook.
Página da rede social Google+

Mas o Google não está preocupado. O Google Plus pode não ser um grande concorrente do Facebook como rede social, mas é vital para o futuro da empresa –uma lupa que permite que a companhia espie mais profundamente a vida digital das pessoas e reúna um tesouro cada vez maior de informações pessoais cobiçadas por anunciantes.

Quando você se inscreve no Plus, ele passa a ser sua conta para todos os produtos Google, de modo que a companhia vê quem você é e o que você faz em seus serviços, mesmo que você nunca volte à rede social em si.
Reprodução 

O Google diz que o Plus tem 540 milhões de usuários ativos mensais, mas quase metade não visita a rede social.

"O Google Plus lhe dá a oportunidade de ser você mesmo e dá ao Google a compreensão comum de quem você é", disse Bradley Horowitz, vice-presidente de gerência de produtos do Google Plus. "Tem a ver com você entrar no Google e ter uma experiência coerente em vários produtos, de modo que eles pareçam um só, e isso melhora suas experiências com cada produto Google."

O Plus hoje é tão importante para o Google que a companhia exige que as pessoas se inscrevam nele para usar alguns de seus outros serviços, como fazer comentários no YouTube. Larry Page, executivo-chefe do Google, amarrou os bônus dos funcionários de toda a empresa a seu sucesso e indicou Vic Gundotra, antigo executivo do Google, para liderá-lo.

O valor do Plus só aumentou no ano passado, enquanto a publicidade em buscas, a principal fonte de lucros do Google, desacelerou.

"O banco de dados de afinidade pode ser o santo graal para uma publicidade de marca mais eficaz", disse Nate Elliott, analista da Forrester que estuda mídia social e marketing.

O Google diz que a informação que obtém sobre as pessoas por meio do Google Plus a ajuda a criar produtos melhores –como enviar atualizações de tráfego para telefones celulares ou saber se uma busca por "Hillary" se refere a um membro da família ou à ex-secretária de Estado americana–, assim como melhores anúncios.

O Plus tem 29 milhões de usuários mensais únicos em seu site e 41 milhões em smartphones, com alguns usuários se sobrepondo. O Facebook, em comparação, tem 128 milhões de usuários no site e 108 milhões em smartphones, segundo a Nielsen.

O modo como o Google está amarrando sua máquina de buscas, que domina o mercado, a um produto menos popular como o Plus provocou preocupações antitruste. A Comissão Federal de Comércio dos EUA levantou a questão durante sua recente investigação sobre o Google por truste, segundo duas pessoas informadas sobre o assunto. Essa investigação terminou sem uma conclusão de erros.

O Google não quis comentar o assunto.

Enquanto isso, alguns usuários do Google foram desincentivados pela pressão para se inscrever no Plus, mas poucos realmente fugiram.

"Se as pessoas quiserem mesmo usar sua plataforma, você pode conseguir muita coisa", disse Elliott.

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