sexta-feira, 11 de abril de 2014

G1 - França manda empregado ignorar e-mail do patrão após expediente

G1 - França manda empregado ignorar e-mail do patrão após expediente 

França manda empregado ignorar e-mail do patrão após expediente
Empresas e sindicatos dos setores digitais e tecnologia fizeram acordo.
Funcionários terão de resistir à tentação de olhar para material de trabalho.

Empregadores não poderão mais bombardear seus funcionários com mensagens e e-mails no tempo destinado ao descanso. Essa é uma das condições do novo acordo trabalhista na França, que garante aos funcionários dos setores de tecnologia e consultoria o direito de ignorar e-mails relacionados ao trabalho após o expediente.

O acordo foi firmado entre empresas e sindicatos do setor. Empregadores não poderão mais entrar em contato com o funcionário, nem por telefone nem por e-mail, no tempo destinado para o descanso.

De acordo com o jornal "The Guardian", o acordo afeta milhões de empregados nos setores de tecnologia e consultoria, inclusive as filiais francesas de Google, Facebook e Delloitte. Os funcionários terão de resistir à tentação de olhar para o material relacionado ao trabalho em seus computadores e em seus smartphones. E as empresas devem garantir que não vão pressionar seus funcionários a contrariar o acordo.

Isso tudo foi resultado da constatação de que a maioria dos chefes no país tendiam a invadir as vidas domésticas de seus funcionários a qualquer hora do dia ou da noite, fazendo com que o total de horas trabalhadas se prolongasse além das 35 horas semanais estipuladas pela lei francesa, desde 1999.


Fonte: "França manda empregado ignorar e-mail do patrão após expediente." Concursos e Emprego. http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2014/04/franca-manda-empregado-ignorar-e-mail-do-patrao-apos-expediente.html (accessed April 11, 2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário