segunda-feira, 7 de abril de 2014

INFO:Para brigar com CarPlay, Microsoft revela Windows para carros



A Microsoft aproveitou a Build, conferência anual da empresa para desenvolvedores, para revelar uma versão adaptada e própria do Windows para ser usada em computadores de carros.

Não é exatamente uma novidade para a companhia, já que Ford, Nissan e Fiat, por exemplo, têm usado há meses plataformas baseadas no SO em alguns de seus carros. Mas há um ponto diferencial importante na notícia: a ideia por trás da nova ferramenta mais a ver com a proposta do CarPlay, da Apple. Ou seja, uma interface que leva a tela do smartphone diretamente à um display no painel do veículo, como explica o The Verge.

O visual, claro, seria baseado no Modern (ou Metro) do Windows 8 e do Windows Phone, para manter um padrão, e o conceito já estaria sendo testado em alguns carros. O padrão de conectividade é oMirrorLink, “rival” do CarPlay que deverá estar presente em futuros carros da Volkswagenm, da Toyota e da Honda, entre outras fabricantes.

Por ora, ele é limitado a telefones com Symbian (feitos pela Nokia, que agora é da MS) e ao Xperia Z, mas a HTC, a Samsung e a LG são outras que fazem parte do grupo que apoia a implementação do sistema como padrão para carros. Ou seja, a expansão é apenas questão de tempo – e de adoção por parte das fabricantes de veículos.

Mas em relação ao funcionamento do Windows no carro, a plataforma basicamente leva o que acontece na tela do WP à tela do carro. Desenvolvedores poderão criar apps voltados para essa integração com os veículos, e mesmo uma espécie de Market apareceu na demonstração feita por Steve Teixeira, da MS, na Build. Mas como lembrou o Verge, o sistema chegou a falhar durante a palestra, o que só reforça o caráter conceitual que ainda o envolve. Portanto, ainda deve levar algum tempo até vermos essa nova iniciativa da companhia no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário