sexta-feira, 23 de maio de 2014

Portal do Servidor Público da Bahia: Servidores dos setores de RH se reúnem para discutir novo projeto de gestão de pessoas



Servidores dos setores de RH se reúnem para discutir novo projeto de gestão de pessoas
Ultima Atualização: 21/05/2014 às 09:20:09

Servidores dos setores de recursos humanos do Estado reuniram-se na manhã desta terça-feira (20), no auditório da Secretaria da Educação,para conhecerem o novo projeto de gestão de pessoas: o RH Bahia – gerenciado pela Secretaria da Administração (Saeb) -, que está em fase de implantação. O novo sistema vai racionalizar e otimizar os gastos com o funcionalismo, além de levar mais transparência para a sociedade. 

O secretário da Administração, Edelvino Goés, lembra que o projeto será implantado em 68 órgãos e, por isso mesmo, a cooperação da equipe de recursos humanos será essencial. “Cada um de vocês [presentes na reunião] será disseminador dessa nova ferramenta. O êxito na execução do RH Bahia também depende do envolvimento dos setores de recursos humanos das Secretarias Estaduais”, afirma o Secretário. A expectativa dele é que com o novo sistema os servidores tenham o histórico funcional disponível no Portal do Servidor.

Na opinião de Adriano Tambone, superintendente de recursos humanos da Saeb, a implantação do novo projeto trará resultados satisfatórios. “A ação possibilitará diminuição de erros de recebimento de pagamentos, mais segurança e confiabilidade, resultando em menos risco de fraudes para o Estado”. 

O RH Bahia foi institucionalizado em 2012 por decreto governamental e será implantado pela Resource IT Solutions. Vencedora da licitação, a empresa atendeu os 231 requisitos exigidos no edital da Saeb. Durante a reunião, Wilson Freitas, gestor do negócio do projeto, e Patrícia Quadros, líder do Projeto, expuseram os passos de implantação do software. 

Patrícia mostrou aos presentes a estratégia de implantação do RH Bahia: em janeiro de 2015 as empresas públicas e as sociedades de economia mista receberão o novo sistema. A primeira Secretaria será a de Educação.JáWilson lembrou que o projeto é para os servidores e está sendo desenvolvido para facilitar a rotina deles. “Por exemplo,O sistema permitirá que a partir da assinatura eletrônica do Secretário, automaticamente o ato será encaminhado para publicação na Egba, a base de dados será atualizada e os pagamentos referentes ao ato serão calculados e lançados na folha de pagamento do servidor”.

A coordenadora de recursos humanos da Polícia Civil, Regina Barbosa, participante do evento, diz que com o novo sistema os processos serão mais organizados. Vânia Evangelista, servidora do setor de Rh da Secretaria de Segurança Pública, acrescenta que para ela o maior benefício será unificar as informações. “As secretarias serão interligadas. Os dados de servidores que vieram de outra secretaria estarão disponíveis para nós em meio digital, isso vai agilizar e melhorar muito nossa rotina”, afirma Vânia.

Projeto - O Projeto RH Bahia foi lançado em março pelo Governo do Estado da Bahia. Os novos sistemas de gestão de pessoas, com software Human Capital Management (HCM), atenderão 68 empresas e órgãos públicos do estado.

A medida dará mais agilidade a processos como folha de pagamento, benefícios, interação bancária, rotinas trabalhistas, saúde e segurança para os 273 mil servidores públicos, incluindo ativos, aposentados e pensionistas. A Bahia é pioneira no país neste tipo de iniciativa. A gestão do novo sistema está sendo feita pela Saeb em parceria com a Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb).



Fonte: "Servidores dos setores de RH se reúnem para discutir novo projeto de gestão de pessoas | Portal do Servidor Público da Bahia." Servidores dos setores de RH se reúnem para discutir novo projeto de gestão de pessoas | Portal do Servidor Público da Bahia. http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/noticias/gestao/servidores-dos-setores-de-rh-se-reunem-para-discutir-novo-projeto-de-gestao-de-pesso (accessed May 23, 2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário