quinta-feira, 26 de junho de 2014

Uol:ProCam 2 promete transformar iPhone em câmera profissional; veja teste

Guilherme Tagiaroli

App Pro Cam 2 conta com diversos modos de câmera, como o Fisheye (olho de peixe) exibido acima

Se você gosta (bastante) de fotografia e tem um smartphone, o uso de aplicativos pode ajudar quem não tem dinheiro para comprar uma câmera profissional. Uma das melhores opções disponíveis é o programa ProCam 2 (US$ 0,99, apenas para iOS), que transforma o smartphone (na medida do possível) em um equipamento profissional.

Apesar de o aplicativo, provavelmente, nunca agradar fotógrafos profissionais, ele traz uma série de recursos interessantes. Um dos mais úteis são as grades de orientação para enquadramento de cena. A que mais chama atenção é a que exibe uma espécie de nível na tela. Basicamente, ele fica exibindo do display se o usuário está segurando o aparelho de forma inclinada ou não. O recurso é para evitar fotos tortas.

O ProCam 2 não está entre os programas mais didáticos (está disponível em português, mas os recursos são todos símbolos). É preciso mexer nas opções para ver o que cada uma faz. O lado positivo é que ele torna fácil algumas configurações usadas por fotógrafos profissionais, como o balanço de branco.
Reprodução
App conta com um recurso que permite saber se câmera está torta no momento do clique

O balanço de branco é um ajuste feito por profissionais para tentar capturar as cores do momento da cena com a maior fidelidade possível. No aplicativo, na opção WB (White Balance), há símbolos como uma nuvem (para tempo nublado) e sol (para dias ensolarados).

Para facilitar a vida de quem quer tirar fotos à noite, há o modo noturno. Nele, a câmera fica mais sensível, pois o aplicativo deixa o obturador aberto por mais tempo para capturar a luz do ambiente. Mantendo o smartphone numa posição estável dá para tirar fotos com boa qualidade, mesmo com pouca luz.

O aplicativo conta ainda com 40 filtros (como os usados no Instagram) e 18 modos de câmera (como olho de peixe, vinheta, entre outros). Ambos os recursos podem ser utilizados tanto no instante do clique, como após a foto ter sido tirada pelo aplicativo ou que já esteja armazenada no telefone celular.

Dependendo das configurações utilizadas (como tamanho de arquivo ou efeitos utilizados), o Procam 2 "pede" água. Ele utiliza muito processamento do smartphone e, durante o teste, foi comum que o programa fechasse automaticamente no iPhone 4S.

Na página do aplicativo na loja da Apple diz apenas que ele é compatível com dispositivos com iOS 7, portanto telefones a partir do iPhone 4. O problema é que se no iPhone 4S o app trava, imagine só em versões anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário