quinta-feira, 31 de julho de 2014

G1: Fundação por trás da Wikipedia começa a aceitar doações em bitcoin

Fundação por trás da Wikipedia começa a aceitar doações em bitcoin
Wikimedia já aceita 13 modos de pagamento; dinheiro mantém enciclopédia.
Moeda virtual não sofre a influência de governos ou entidades financeiras.

Wikipedia completa 10 anos como 5º site mais
acessado no mundo (Foto: Reprodução/Wikipedia)

A Fundação Wikimedia, que mantém a enciclopédia colaborativa virtual Wikipedia, informou nesta quarta-feira (30) que começou a aceitar doações feitas com a moeda virtual bitcoin.
“Atualmente, nós aceitamos 13 métodos de pagamento diferentes permitindo doações de quase todos os países do mundo, e hoje, nós estamos adicionando mais um: bitcoin”, afirmou Lisa Gruwell, gerente financeira da Wikimedia, no blog da fundação. Esses métodos incluem desde transferências bancárias até pagamentos via Amazon e PayPal.

O bitcoin é transferido de ponto a ponto, de uma carteira virtual para outra, sem passar por nenhuma instituição financeira, como bancos ou bandeiras de cartão de crédito. Dessa forma, o sistema de pagamento não é regulado por nenhum governo ou sistema financeiro. Para garantir a privacidade das transações, os pontos da troca, ou seja, quem transfere e quem recebe as moedas, permanecem anônimos, mas a ida de bitcoins de um ponto a outro é registrado e permanece público.


Segundo a Wikimedia, a inclusão do bitcoin entre as formas de doação foi feita para atender aos pedidos da comunidade. Contou também um novo posicionamento divulgado em março da Receita Federal dos Estados Unidos, que, para incluir moedas virtuais como o bitcoin no sistema financeiro do país, passou a considerá-las como propriedades. Assim, para efeitos da incidência de tributos, as transações com as moedas passarão a tratá-las assim.

De acordo com a fundação, foi “identificada uma nova forma de superar os desafios técnicos passados, assim como foram minimizados os riscos legais de aceitar bitcoin”.

Para implementar a moeda virtual, a organização contou com a ajuda da Coinbase, responsável por um dos sistemas de carteira eletrônica para moedas virtuais mais usados no mundo. “Através do nosso trabalho com a Coinbase, uma carteira de bitcoin e processadora de pagamento, nós podemos converter bitcoins imediatamente em dólares norte-americanos”, escreveu Gruwell.

A Coinbase também auxiliou a gigante da tecnologia Dell a implantar seu sistema próprio para aceitar bitcoins. Antes dela, a moeda digital já havia sido abraçada pela agência de viagens Expedia e a loja de departamento on-line Overstock. No Brasil, o bitcoin começa a ser usado por lojas físicas e a primeira casa de câmbio do país já começou a operar em Curitiba. Na internet, até uma agência de acompanhantes virtuais já opera com a moeda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário