terça-feira, 1 de julho de 2014

G1: Veja 10 comunidades para lembrar do Orkut, que vai 'morrer' em setembro



Rede social terá suas atividades encerradas em 30 de setembro.


Site chegou a ser maior que o Facebook no Brasil.

Orkut, o que dizer dessa rede social que, apesar de conhecermos há tanto tempo, continuamos a gostar pacas? O site que ensinou o brasileiro a lidar com redes sociais vai "deixar de existir"como o conhecemos a partir de 30 de setembro deste ano, conforme informou o Google nesta segunda-feira (30).

Para deixar que o Orkut fale por ele mesmo, o G1 separou dez comunidades que dão uma ideia de como era a vida no site dos depoimentos, "scraps" e grupos de discussão.
Comunidade do Orkut 'Eu odeio acordar cedo'

1) 'Eu Odeio Acordar Cedo'
(6.106.958 membros)
Quando o Orkut era a maior rede social do Brasil, deixando o Facebook em um distante segundo lugar, o hábito de acordar cedo já não tinha muitos fãs. Como o despertar com as galinhas continua não sendo uma atividade que arrebata multidões, "Eu Odeio Acordar Cedo"ainda é uma das comunidades que possui mais membros. O Garfield, na imagem de exibição, tem seu charme e ajudou a fazer a fama do grupo de sonolentos.
Comunidade do Orkut 'Eu amo minha mãe!' 

2) 'Eu amo minha MÃE!'
(4.571.629 membros)
No Orkut, todo dia é Dia das Mães. Uma das poucas unanimidades na rede social repleta de discussões calorosas – ainda que nem tão edificantes assim – "Eu amo minha MÃE!"reúne todos aqueles que não têm vergonha de dizer ao mundo o que fariam por sua progenitora ou de responder à enigmática pergunta: "Você gosta da sua mãe?". Para os pais não ficarem enciumados, há a "Eu AMO o meu PAI!", com 2.462.596 membros.
Comunidade do Orkut 'Deus me disse: desce e
arrasa!' (Foto: Reprodução/Orkut)

3) 'Deus me disse: desce e arrasa!' 
(3.537.664 membros)
As descrições de algumas comunidades no Orkut nem sempre deixam claro qual é o teor da discussão que deve se desenrolar por lá. Não é o caso de "Deus me disse: desce e arrasa!": "Você já se perguntou quão privilegiadas são as pessoas que te conhecem?" Se os membros concordam? Uma das usuárias abriu um tópico para narrar o episódio em que perguntaram a ela quais eram os motivos para participar da comunidade. "Isso é tipo de comunidade de gente que se acha", disseram. "Se acha, não. 'Se tem certeza' (sic)", respondeu.

4) 'Te incomodo? Que peeena!'
(4.288.293 membros)
Não adianta reclamar dos membros desse grupo de discussão. Ao entrar na comunidade, você é avisado. Ao melhor estilo "Vem comigo ou vai com Deus", os mais de 4,2 milhões de usuários que pertencem à "Te incomodo? Que peeena!" são precursores do hit "Beijinho no ombro", de Valesca Popozuda. São "felizes, bem sucedidos e cuidam de suas próprias vidas", como diz a descrição do grupo. Em 2012, quando o Orkut já não incomodava o Facebook tanto assim, a comunidade tentou se bandear para a rede social rival. Até agora, não
5) 'Eu amo chocolate!' 
(3.615.011 membros)

As confissões esquecidas de muitos chocólatras arrependidos ainda devem estar registradas nessas páginas. Apesar de o fórum da comunidade "Eu amo chocolate!" ter sido tomado por tópicos de jogos, ainda há espaço para questionamentos polêmicos como "Chocolate ou sexo? Defenda o seu preferido!", "Sonho de Valsa" e "Para quem você daria o último Bis da Caixa". Se estiver de dieta, é bom evitar.
Comunidade do Orkut 'Amigos também dizem eu te amo'

6) 'Amigos também dizem EU TE AMO'
(3.342.891 membros)
O Orkut também tem espaço para que o amor entre amigos seja reconhecido – além do amor pela mãe, pai, chocolate e por aí vai. E amor, cada um entende de um jeito. Se por um lado, o moderador da comunidade prega "se hoje você pode falar ao verdadeiro amigo aquela palavra mágica, porque esperar para depois?"; por outro, os membros propõem "se eu te agarrar, você me beija ou me bate" ou "a toalha caiu, você espia, corre ou agarra?". Apesar da aparente dissonância, há espaço para amizade verdadeira. A descrição mais parece um "até logo" ao amigo Orkut: "Um dia, a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora de todos amigos que passaram e deixaram saudade".
Comunidade do Orkut 'Não fui eu, foi meu Eu lírico'


7) 'Não fui eu, foi meu Eu lírico'
(86.820 membros)

Essa é para quem tem poesia na alma e uma boa desculpa para tudo na ponta da língua. Eis a arte em seu estado puro: "Passou a mão na bunda da gostosa e arrumou encrenca com o gorila que a acompanhava? Quebrou o vaso de turmalina da sua avó? Tropeçou no fio do respirador artificial que mantinha seu priminho vivo e acabou matando a criança? Não se preocupe, é só culpar a poesia inerente a todo ato humano!"
Comunidade do Orkut Lutar Sempre! Desistir?
Nunca!' (Foto: Reprodução/Orkut)

8) 'Lutar Sempre! Desistir? Nunca!'
(2.169.425 membros)

Reunindo alguns dos mais persistentes usuários, os membros dessa comunidadeprovavelmente lutarão até o fim do Orkut. Repletos de histórias de superação, alguns dos tópicos da comunidade são um passo-a-passo para quem está na pior e não sabe como virar o jogo. "É possível realizar o seu sonho, sim. Você é capaz", diz a descrição da comunidade para quem acredita e luta "por tudo aquilo que você quer e deseja".
Comunidade do Orkut 'Sou legal, ñ tô te dando
mole' (Foto: Reprodução/Orkut)

9) 'Sou legal, ñ tô te dando mole'
(1.520.489 membros)
Se você é daqueles para quem é muito difícil ser apenas educado sem causar sempre a impressão errada, essa comunidade possui pessoas que acham ter o mesmo problema. As discussões ajudarão a calibrar as conversas para que ninguém ouça "eu te amo" quando você disser "bom dia". Um exemplo? O tópico: "Descubra a impressão que você deixa". Afinal, como fiz a descrição, "não é um saco quando você é legal com alguém, a pessoa já pensa que você tem segundas intenções, começa a te tratar diferente e fica até 'se achando'?".

10) 'Odeio esperar resposta no MSN'
(1.281.620 membros)
Essa é a comunidade para lembrar que tudo que é bom pode acabar ou se transformar em algo diferente. Assim como deixaram de circular em abril de 2013 as respostas do bate-papo MSN, que mais de 1 milhão de pessoas ainda odeia esperar, a partir do dia 30 de setembro, não serão mais publicados no Orkut nenhum recado com imagem da Hello Kitty, nenhum tópico com jogos do tipo "Beija ou passa" e nenhum depoimento. No caso do MSN, a Microsoft migrou os os usuários para o Skype. Com o fim do Orkut, seus membros poderão entrar para o Google+. Calma, não é o fim do mundo.
Comunidade do Orkut 'Anão vestido de palhaço
mata 8' (Foto: Reprodução/Orkut)

Bônus

11) 'Anão vestido de palhaço mata 8'
(81.600 membros)

Mea culpa jornalístico da lista, a comunidadebônus é dedicada "às manchetes que por si só já valem mais do que a notícia toda".






Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário