terça-feira, 26 de agosto de 2014

G1 - Bancário aposta em ideia inovadora e cria rede social em Uberlândia


Jovem empreendedor pediu afastamento do cargo para investir em startup.'Pingnic' recebeu downloads de cerca de 20 países em menos de um mês.


O bancário Otávio Vitorino, de 26 anos, interrompeu quatro anos da profissão para investir em uma ideia que acredita ser eficiente e funcional. Ele e mais dois sócios de Uberlândia criaram uma rede social que conecta e localiza amigos em qualquer lugar do mundo com apenas um toque informando onde a pessoa está. A empresa “Pingnic”, como foi nomeado o aplicativo disponível para smartphones, já supera as fronteiras e 700 usuários em menos de um mês no ar.

Segundo Otávio, abrir o próprio negócio foi possível por meio da iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), que premia as melhores ideias inovadoras do estado. O projeto venceu dois editais que conseguiram suprir parte da verba de um investimento total avaliado em R$ 70 mil. 

Mas o empreendedor sabe que investir em uma startup pode ter seus riscos, mesmo assim, pediu afastamento do cargo como concursado e não se arrepende das decisões. “Mudei completamente o ramo acreditando nessa proposta inovadora e já recebo um retorno disso. Realizamos recentemente uma pesquisa de satisfação e tivemos um feedback muito positivo. A repercussão que a rede tem ganhado também nos deixa muito otimistas”, afirmou.

Os dados da pesquisa indicaram que 54% das pessoas confirmaram a funcionalidade, 15% responderam a eficiência em encontrar os amigos e 31% disseram não por não terem muitos amigos adicionados ainda. Otávio disse que nenhuma das respostas contestou a utilidade do serviço. 

A rede social já conta com usuários de cerca de 20 países como Brasil, Portugal, Filipinas, Estados Unidos, Arábia Saudita, Espanha, Suíça, Romênia entre outros. “Inicialmente era só para o Brasil. Alguns amigos meus que moravam fora pediram para que liberássemos para outras plataformas e quando vimos, já haviam vários downloads sendo feitos lá fora”, contou.

Tecnologia e inovação 
A ferramenta é voltada para o público jovem e integrada ao Facebook para facilitar adicionar os amigos. Também é possível conferir os locais mais frequentados, informações sobre o estabelecimento e funciona de forma interativa, mostrando em um mapa onde os amigos estão.

De acordo com o sócio proprietário, outro fator favorável da rede social é a privacidade do usuário, uma vez que o aplicativo não utiliza nenhum mecanismo de rastreamento automático. “Tudo iniciou com uma vontade minha de saber onde os meus amigos estavam, mas sem ser por meio de um rastreador ou dependendo da pró-atividade do usuário em fazer um check-in. Com um único ‘ping’ consigo encontrar meus amigos”, disse Otávio.


O Pingnic é gratuito e a primeira versão está disponível para download para os sistemas iOS e Android. A expectativa da empresa é chegar a 1 milhão de usuários ainda neste ano dependendo da aceitação do público.

Uma nova versão será lançada no próximo mês e entre as mudanças está a opção de curtir e comentar check-ins feitos, garantindo maior interação entre os usuários, e criar grupos restritos para compartilhar ‘pings’.

O engenheiro de software, Jayr Motta, é um dos usuários do aplicativo e fez as suas considerações. “Não sou muito de baladas e portanto não usei muito, mas achei ele bem engenhoso e fico feliz pela criação partir de um colega empreendedor uberlandense”, comentou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário