quarta-feira, 3 de setembro de 2014

IdgNow: Baidu anuncia concorrente do Google Glass com buscas por comando de voz

Michael Kan

O BaiduEye tem uma câmera acoplada que identifica objetos e pessoas e envia informações para o usuário por meio de um dispositivo auditivo

O Baidu, maior site de buscas da China, mostrou nesta quarta-feira, durante sua conferência de tecnologia, protótipos de um concorrente ao Google Glass, o BaiduEye. A diferença é que o dispositivo, que também pode fazer o scanner visual e identificar objetos, é ajustado na cabeça do seu dono mas não tem um display óptico acoplado, o que lhe garante maior tempo de vida da carga de bateria. 

Em abril do ano passado, informações sobre o BaiduEye circularam na mídia internacional, mas a empresa despistou dizendo que era um "pequeno teste interno". Nesta quarta-feira, no entanto, o Baidu apresentou no evento vários protótipos em funcionamento do equipamento e está se preparando para colocá-lo no mercado. 

Ao invés de usar o display óptico (os óculos) como fonte de informação para o usuário, o BaiduEye utiliza uma peça auricular que fica acoplada à orelha esquerda do seu dono, e que transmite informações para ele em áudio. Uma câmera acoplada do outro lado da cabeça está projetada para capturar imagens e reconhecer objetos que entram no campo de visão do usuário. 


Com o dispositivo, usuários podem receber mais informações sobre objetos que entram em seu campo de visão. Por exemplo, um usuário em uma loja pode pedir ao BaiduEye para escanear um produto e ouvir mais detalhes sobre ele, incluindo preço e especificações, recebendo informações ainda mais detalhadas no seu smartphone. 

Baidu acredita que o dispositivo vai oferecer uma alternativa para a busca de informações mantendo o usuário com as mãos livres. A empresa não anunciou preço ou data de lançamento, mas comunicou que está trabalhando com várias empresas de hardware para comercializar o dispositivo.

Buscas por voz

O CEO do Baidu, Robin Li, declarou que buscas baseadas em comandos de voz e imagens vão superar as buscas utilizando comandos de texto em cinco anos. Atualmente, segundo ele, alguns chineses já fazem cerca de 500 buscas por dia, em média, usando comandos de voz.;

Ao projetar o BaiduEye, a empresa dispensou o display óptico para ajudar a estender o tempo de uso com bateria, que dura em média duas horas por carga. O dispositivo foi projetado primariamente para o mercado educacional e de varejo. Um vendedor de uma loja de roupas, por exemplo, poderia usar o BaiduEye para identificar consumidores e verificar suas compras anteriores para fazer sugestões de estilos e tamanhos mais precisas.

Chopsticks Digitais

O Baidu mostrou também outras inovações em hardware durante sua conferência de tecnologia, entre elas um par de chopsticks (conhecidos no Brasil como palitos chineses) que possuem sensores para identificar a qualidade da água e dos alimentos. 

O Baidu é o hoje o maior mecanismo de buscas da China e o maior concorrente do Google e vai utilizar sua tecnologia e seus analytics de dados para alimentar os novos dispositivos digitais que estão sendo apresentados no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário