quinta-feira, 9 de outubro de 2014

G1: Vírus em caixas eletrônicos permite que ladrão veja saldo e realize saques




Máquinas foram infectadas a partir de CD na Rússia, diz Kaspersky Labs.

Praga funciona em equipamento de grande fabricante de caixas eletrônicos.
A fabricante de antivírus Kaspersky Lab divulgou uma análise sobre um vírus que infecta caixas eletrônicos. O código, batizado de Tyupkin, só é ativado em uma determinada hora da noite. Quando uma senha numérica é digitada, o ladrão pode ver quanto dinheiro está disponível na máquina e realizar saques.

O vírus foi encontrado durante uma análise requisitada por uma instituição financeira. De acordo com a Kaspersky Lab, a praga é capaz de funcionar em máquinas de um grande fabricante de caixas eletrônicos, mas o nome não foi divulgado.

A Kaspersky Lab não tem informações detalhadas sobre onde o código pode ter sido usado, mas informações do site VirusTotal apontam para identificação do código nos Estados Unidos, na Índia, na Malásia, na China, na França e em Israel. O maior número de casos, no entanto, está na Rússia.

A companhia de antivírus informou também que imagens de câmeras de segurança mostraram que os criminosos conseguiram acesso aos caixas eletrônicos por meio de um CD.

Para acessar o painel de controle do vírus, os criminosos precisam digitar um código de acesso ao comando desejado. Em seguida, a praga exige a digitação de uma senha que é única para cada sessão. Durante a operação, o vírus desabilita a rede local do caixa eletrônico. A Kaspersky Lab diz que não está claro por que o vírus faz isso, mas que pode se tratar de uma tentativa de dificultar investigações remotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário