terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Info: Criador do primeiro videogame morre aos 92 anos

Criador do primeiro videogame morre aos 92 anos 
Lucas Agrela

Ralph Baer, creditado por muitos como o criador do primeiro videogame, morreu no último sábado (6/12) aos 92 anos. No final da década de 1960, Baer montou um aparelho chamado de “Brown Box”, que, mais tarde, ganhou o nome de Magnavox Odyssey, em 1972, após o licenciamento do design. As informações são do Gamasutra.

O conceito do produto criado por Baer é o mesmo usado por videogames até hoje: um computador dentro de uma caixa que é controlado por joysticks e conectado a uma televisão. O aparelho foi inicialmente bem aceito pela crítica, que o chamou de “produto misterioso”. A invenção representou um grande passo à frente em termos de entretenimento digital.

O objetivo do console, criado à época em que 40 milhões de TVs haviam acabado de chegar aos americanos, era ter um apelo universal, unindo a família e criando um entretenimento interativo com um dipositivo passivo, conforme indica o Ars Technica em um detalhado artigo sobre o criador do primeiro videogame.
Até o natal do seu ano de lançamento, 1972, o Magnavox Odyssey vendera 130 mil unidades.Em 1975, o número chegara a 330 mil unidades. Um dos jogos mais famosos era ao estilo Pong, que ficou mais conhecido quando a Atari lançou sua versão, três anos mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário